Salvador

CARNAVAL: Comandante da PM foi conhecer a tropa de UEs usada na festa

Tropa de unidades especializadas empregada no Carnaval é apresentada ao comandante geral
DCS , Salvador | 04/02/2016 às 16:11
Cel Anselmo e os homens da tropa de Unidades Especiais
Foto: DCS
A Polícia Militar da Bahia atuará com 21.020 policiais militares na Operação Carnaval 2016 para manter a ordem pública e oferecer segurança aos baianos e turistas que participam da folia momesca na capital e nas cidades do interior onde a festa acontece.

A tropa atuará em patrulhas, 160 postos elevados de observação, 48 portais de segurança com detectores de metais, 27 comandos de área, seis bases de tropas especializas, 21 postos de comando e outros 14 integrados com a Polícia Civil.

A novidade neste ano será a instalação de portais de abordagens com detectores de metais e a atuação, pela primeira vez no carnaval, do Batalhão Especializado em Polícia Turística (Beptur) e a Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) desde que foram criados em 2015.

O Beptur coordenará os serviços de acompanhamento de turistas, já disponibilizado em anos anteriores, e atenderá ocorrências com equipe capacitada e habilidade para se comunicar em até seis idiomas. A ORMP atuará em patrulhas com especial atenção às ocorrências de violência contra a mulher e realizará palestras educativas nos oito Postos de Reunião de Tropa (PRT).

O esquema de segurança terá o apoio operacional de viaturas (carros, motos e caminhões), cavalos, além de dois helicópteros e dois aviões do Grupamento Aéreo da PM (Graer), responsável por apoiar as ações de policiamento ostensivo e prestar socorro em casos de urgência.

Monitoramento - Os três circuitos serão monitorados 24 horas por 236 câmeras do Centro Integrado de Comando Controle (CICC) e operadas por policiais militares. Estas imagens permitirão maior visibilidade e acompanhamento da circulação de pessoas no período do carnaval e, consequentemente, das ocorrências que serão atendidas de imediato com o deslocamento de patrulhas. As imagens em tempo real também permitirão a identificação de pessoas envolvidas em situações diversas.

Operação Folia e Paz - No período do Carnaval, a PM reforça o radiopatrulhamento no entorno dos circuitos, estações de transbordo e corredores de tráfego com a Operação Folia e Paz. O objetivo desse reforço é oferecer mais segurança ao folião na ida para a festa e na volta para casa. O policiamento foi dividido em 4 grandes eixos (Atlântico, Baía de Todos os Santos, Central e Região Metropolitana de Salvador), que juntos empregarão 264 policiais diariamente. A operação visa prevenir atos de vandalismo, depredações, roubo a ônibus, porte ilegal de arma, tráfico de entorpecentes, entre outros.

Carnaval de Bairros – Circuito Mestre Bomba (Nordeste de Amaralina), Plataforma, Liberdade, Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Jardim de Alah, Boca do Rio, Pau da Lima alternando com Plataforma e Itapuã.
RMS – Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Mata de São João e Conde.