Salvador

PARAPRAIA atende 68 banhistas em Ondina e chega a Ribeira após Momo

Um dos projetos mais humanos criado e executado em Salvador
Jamil Castro , Salvador | 16/01/2016 às 16:21
Atendimento a quem não tem mobilidade
Foto: DIV
A partir deste sábado (16/01), o Verão ficou ainda mais democrática com o banho de mar para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, promovido pelo ParaPraia, na praia de Ondina. Na abertura da sua terceira temporada, o projeto recebeu 68 banhistas, que entraram no mar em cadeiras anfíbias flutuantes e com total segurança, acompanhados por alunos e professores do curso de fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O Parapraia continua amanhã (domingo – 17/01, em Ondina, onde permanece todos os finais de semana de janeiro. O evento tem o patrocínio da Braskem, Salvador Shopping e Banco Itaú.

O idealizador do projeto e secretário municipal da Cidade Sustentável (SECIS), André Fraga, conta que a praia de Ondina e da Ribeira, onde o projeto será realizado em fevereiro, são perfeitas para receberem este tipo de diversão na alta temporada. “São praias com o mar mais calmo e de fácil acesso, que nos permitem ampliar o lazer e realizar os sonhos dos portadores de deficiência física de frequentar a praia e entrar no mar”, explica. 

O projeto é um sucesso. Na abertura, o Para-Paria recebeu portadores de deficiência de todas as idades e vindos de
todas as regiões de Salvador. A maioria já esperava a segunda edição do evento, mas teve gente ansiosa para tomar banho de mar, alguns pela primeira vez. Sempre assistidos por professores, os deficientes físicos entraram no mar em
cadeiras anfíbias e os com portadores reduzidas utilizaram espaguetes flutuantes para natação.

Depois do Carnaval, a partir do dia 13 até 28 de fevereiro, o projeto arma suas tendas na Ribeira 
ao lado da Cabana do Bogari, para receber os banhistas da Cidade Baixa e da região do subúrbio ferroviário