Agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) apreenderam, nesta quinta-feira (14), mais de 10 mil peças publicitárias que estavam sendo exibidas sem autorização durante a tradicional Lavagem do Bonfim. Ao todo, 9.500 panfletos, 42 faixas e 24 banners, dentre outros, foram apreendidos, com o objetivo de coibir a poluição visual no local.
As sanções foram respaldadas no Decreto Municipal 12.642/2000, que regula a publicidade no Município. De acordo com a lei, faixas, placas e painéis são proibidos em qualquer lugar da cidade. Além disso, nenhum tipo de publicidade pode ser afixado em árvores, mobiliário urbano, fachadas ou postes. Mensagens culturais ou de interesse público podem ser veiculadas apenas em cartazes, bandeiras, estandartes e flâmulas portadas por pessoas.
A fiscalização da Sucom no trajeto do desfile do Bonfim e adjacências começou desde o início da montagem da festa, com a vistoria realizada em bares, barracas para proibir o uso de atividades e de publicidade irregulares. Os comerciantes também foram orientados a não comercializar bebidas em garrafas de vidro, para evitar acide