Salvador

Prefeitura inicia Operação Verão de Combate à Dengue em Salvador

Ações visam reforçar combate ao mosquito Aedes nas residências e principais pontos de concentração de pessoas na cidade
AGECOM , da redação em Salvador | 30/12/2015 às 18:31
Para reforço no combate à dengue com a chegada do verão, período em que os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus se proliferam mais rapidamente, as equipes do Centro de Combate de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram esta semana a Operação Verão de Combate à Dengue. A estratégia conta com ações especiais de pulverização, além de mutirão para identificar possíveis focos dos insetos transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus. O ponto de partida foi dado na segunda-feira (28), na região do Comércio, onde está sendo realizado o Réveillon Salvador 2015, além do bairro de São Tomé de Paripe e do Parque Cruz Aguiar, no Rio Vermelho.
 
“Precisamos evitar uma tríplice epidemia, já que os insetos são capazes de transmitir três tipos de vírus concomitantemente. Com as temperaturas cada vez mais elevadas, o processo de eclosão dos ovos é mais rápido, por isso estamos realizando ações no sentido de baixar os índices de infestação, como pulverizações em locais com riscos de proliferação e em ambientes onde acontecerão eventos de massa”, explica a coordenadora do CCZ, Geruza Morais.
 
A ação conta com serviços de pulverização realizados por meio de um equipamento acoplado às costas dos agentes, assim como visitas casa a casa para eliminação de criadouros do inseto. Os agentes vão ter uma atenção especial também nos principais pontos turísticos de Salvador, onde há maior concentração de pessoas nesta época do ano, principalmente vindas de outras regiões do Brasil e de outros países.
 
Ações diárias – Para combater os mosquitos, a Prefeitura possui uma agenda de ações realizadas por 18 equipes do CCZ nos 12 distritos sanitários da capital baiana durante todo o ano. O trabalho envolve palestras em escolas, visitas técnicas, caminhadas, pedaladas e feiras de saúde, além da operação especial realizada na estação mais quente do ano. Este, inclusive, será o primeiro Verão com a circulação dos três tipos de vírus transmitidos pelo Aedes.
 
Para reforço nas ações, foi lançado na semana passada a Central de Combate ao Aedes. Por meio do telefone (71) 3202-1808, a população soteropolitana poderá denunciar possíveis focos do mosquito Aedes e solicitar vistorias por parte de CCZ. O serviço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 8 às 17h.