Projetos contam com parcerias e abrangem direta e indiretamente pessoas de todas as idades, com ações voltadas ao Empreendedorismo Social e Participação Cidadã
Agecom , Salvador |
27/12/2015 às 12:04
Rosário Magalhães é a gestora da instituição
Foto: DIV
O Parque Social, entidade voltada para a transformação social de Salvador e que possui a Prefeitura como um dos parceiros, comemora os resultados do trabalho desempenhado no ano de 2015. De forma direta, mais de quatro mil pessoas foram impactadas pelas ações, projetos e programas da entidade. Outras 106 mil pessoas foram impactadas indiretamente por meio de iniciativas como os programas Agente da Educação, realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), e o Comunidade Empreende, que acontece no Bairro da Paz e deverá ser expandido para outras localidades.
Através de convênios com secretarias, empresas privadas e públicas, o investimento é de quase R$ 8 milhões, sendo mais de R$ 7 milhões provenientes das parcerias através das secretarias municipais de Gestão (Semge), de Educação (Smed), de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), e do Desenvolvimento Trabalho e Emprego (Sedes), além do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). A instituição também possui parceiros como a Maçonaria, Receita Federal, Coca-Cola, Santa Casa da Misericórdia da Bahia e Unijorge, que contribuem com tecnologias sociais e recursos (materiais, humanos ou financeiros), muitas vezes através de trabalho voluntário e de doações de materiais.
Objetivos e ações - Durante todo o ano de 2015, a instituição trabalhou para a mudança da realidade local, através da execução de ações voltadas para a educação e o empoderamento pessoal. As iniciativas também buscaram a valorização de ativos sociais, tendo como premissa a disseminação da cultura do empreendedorismo social e da participação cidadã, promovendo a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades de Salvador. As ações serviram para provocar nas pessoas a própria capacidade delas de buscar a solução dos problemas, a partir dos próprios talentos e potenciais, e também nas comunidades onde atuam.
A iniciativa é voltada para pessoas capazes de liderar a transformação social do município, uma marca do Parque Social. A instituição atende comunidades de Salvador com diversos projetos voltados para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, prioritariamente de baixa renda. Os projetos e programas são realizados em diversos locais e na própria sede do Parque Social, no Parque da Cidade, no Itaigara, com turmas encerradas no final do ano e avaliação do processo e resultados.
Somente em 2015, foram realizados os projetos Jovem Aprendiz Empreendedor, em convênio com a Semge; Convivendo e Aprendendo, Jovem Líder Empreendedor Social, Líder Empreendedor Social e Idoso Tutor Empreendedor, com a Semps; Agentes da Educação, Arte Cidadã, Conhecimento Itinerante e Multiplicadores em Educação Alimentar e Nutricional, com a Smed; Foto.com, com a Sedes; Sementes Culturais, por meio de convênio com o FMDCA e aporte financeiro da Global Energia; Coletivo Coca-Cola, convênio com a o Instituto Coca-Cola Brasil; e Comunidade Empreende, em convênio com o Instituto Camargo Corrêa (no Bairro da Paz) e da Sedes (no Pelourinho). Os interessados podem se inscrever durante todo o ano, a depender do projeto ou programa de interesse dos candidatos, e podem ser feitas através do site www.parquesocial.org.br, onde também estão todas as informações sobre as ações.
Para 2016, o Parque Social prevê novos projetos e ampliação daqueles que foram consolidaram e podem evoluir com novidades. Também para o próximo ano, está previsto um evento de valorização dos ativos socioculturais das diversas comunidades de Salvador, em conformidade com a entrega da requalificação do Parque da Cidade, pela Prefeitura. Com duração de uma semana, a programação contemplará a política de transparência e valorização dos parceiros da ONG.