O prefeito ACM Neto e os secretários municipais da Saúde e da Educação, José Antonio Rodrigues Alves e Guilherme Bellintani, respectivamente, apresentaram nesta terça-feira (15) o balanço das ações relacionadas ao programa Saúde na Escola em 2015. O evento aconteceu na Escola Municipal Santo Antônio das Malvinas, em Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário.
O secretario José Antônio fez uma breve explicação sobre o programa, cujo principal objetivo é proporcionar melhoria na qualidade de vida dos alunos dentro do próprio ambiente escolar. As ações são desenvolvidas através da atuação de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, de enfermagem e agentes comunitários.
De acordo com o gestor, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) quase que dobrou o número de escolas e estudantes assistidos pela estratégia, alcançando a marca histórica de 76% dos matriculados na rede pública. "Nos últimos três anos houve ampliação de 82 para 150 no número de escolas cobertas pelo programa, e de 35 mil para 62 mil o quantitativo de alunos assistidos. Com isso, Salvador atinge marca histórica em cobertura de saúde nas escolas", salientou.
Outro destaque da apresentação dos dados foi para o número de atendimentos preventivos em saúde bucal realizados pela rede pública, incluindo as ações nas 150 escolas já trabalhadas, que atingiu a marca de aproximadamente 200 mil procedimentos apenas no ano de 2015. Nas instituições de ensino, os profissionais incentivam a adoção de hábitos saudáveis, contribuindo para redução dos principais agravos que acometem as crianças. Eles realizam visitas periódicas para aplicação flúor e promoção da escovação supervisionada dos educandos e, naqueles em que são identificadas alterações da saúde bucal, é realizado o encaminhamento para as unidades fixas municipais onde passam a receber assistência integral.
Com isso, os avanços na área foram mais que significativos, livrando das cáries 65% das crianças de 12 anos. Já as que apresentaram alteração obtiveram, em média, menos de um dente cariado, perdido ou obturado (0,8), de acordo com o Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal, realizado pala SMS em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). Além dos atendimentos em saúde bucal, outras ações essenciais como avaliação antropométrica, saúde ocular, atualização da situação vacinal, promoção da alimentação saudável, bem como atividades educativas sobre direito sexual e reprodutivo, prevenção das DSTs e a sensibilização sobre o uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas são realizados pela estratégia de saúde na escola.
Resultados - Ao comemorar os resultados apresentados, o prefeito ACM Neto destacou que as ações realizadas no ambiente escolar refletem na qualidade de vida deste futuro adulto. Ele destacou que, em 2012, 30% do total de atendimentos realizados na rede pública de saúde eram de extrações de dentes. Hoje, representam apensas 12% dos tratamentos. "Antigamente, não muito distante, a dentadura era quase que uma moeda de troca política. Felizmente conseguimos mudar isso. E aí vem esse trabalho tão importante de parceria com as escolas, porque as crianças passam a ter o hábito de fazer o asseio dos dentes ficando livre de cáries e outras doenças. Isso gera inclusive economia de recursos porque é mais barato ensinar a escovar, dando pasta e escovas, do que arcar com os custos do tratamento resultante de uma falta de cuidado.
O secretário municipal da educação, Guilherme Bellintani, destacou a importância da integração existente entre as pastas. "É um orgulho muito grade fazer parte desse trabalho. Na escola é onde as grandes transformações acontecem e, esse avanço foi possível graças ao trabalho conjunto entre a saúde e educação. Tenho certeza de que 2016 a integração será ainda maior dentro de toda a gestão do prefeito ACM Neto", concluiu.