Com previsão de entrega para a segunda quinzena de dezembro, o Mercado Municipal de Itapuã recebe os últimos preparativos antes da inauguração. Reconstruído do zero, já que a estrutura anterior estava completamente degradada e sem condições básicas de infraestrutura, o equipamento possui três pavimentos, com um total de 54 boxes que vão abrigar desde modernos restaurantes com vista para o mar até sapateiros, bares, artesãos, mercearias, vendedores de hortifrutigranjeiros, peixarias e produtos da fazenda. O espaço tem cerca de 2.030 m² de área e o investimento da Prefeitura na obra é de R$ 4,8 milhões.
Localizado na Rua Genebaldo Figueiredo, atrás da 12ª Delegacia de Polícia, o equipamento abrigará os permissionários que atuavam no antigo mercado público do bairro. Segundo informações da Coordenadoria de Feiras e Mercados da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a estrutura anterior estava em estado deplorável, ocasionando, inclusive, um acidente por conta do desabamento de uma laje, em fevereiro de 2012. O acidente deixou diversos trabalhadores sem poder comercializar seus produtos, além de três pessoas gravemente feridas.
De acordo com o coordenador de Feiras e Mercados da Semop, Iuri Dias, o espaço contará ainda com seis banheiros - três masculinos e três femininos- sendo que dois desses são para uso exclusivo de pessoas com deficiência. Além disso, ele explica que cada permissionário do novo empreendimento poderá empregar de um a dois funcionários por box. "A exceção, claro, vai para os restaurantes, que necessitam de uma maior quantidade de colaboradores, por conta da demanda de atendimento".
Cuidados - Para que as novas instalações sejam mantidas intactas e possam servir à comunidade por mais tempo, o coordenador da Semop detalha os cuidados solicitados aos permissionários pela secretaria, a fim de preservar o mercado. "É necessário que todo permissionário esteja ciente de suas obrigações para a melhor conservação do espaço. São cuidados básicos, mas indispensáveis, como a manutenção da higiene, o bom acondicionamento das mercadorias, o respeito às regras do local quanto o posicionamento das cadeiras e mesas, arrumação correta de móveis e utensílios e o pagamento em dia dos tributos relativos à utilização do equipamento".
Outros dois equipamentos foram entregues pela Prefeitura em 2015: em Periperi e Cajazeiras – este no último sábado (28). Além disso, os mercados do Curtume, na Baixa do Fiscal, das Flores e Dois de Julho, ambos no Centro da cidade, o de e Água de Meninos e o da Liberdade tiveram as obras iniciadas e devem ser entregues no próximo ano.