Uma maneira de emoldurar a parede. Assim pode ser definido o boiserie, revestimento típico francês que se tornou popular na decoração do país no século XVIII. Essa técnica quando aplicada às paredes enche o ambiente de charme, estilo e sofisticação com painéis de madeira adornados por molduras em série. Ao longo do tempo a técnica sofreu mudanças para se tornar mais acessível. E hoje, pode ser feita em gesso, cimento ou até mesmo em isopor.
Quem decide usar boiseries nos ambientes precisa tomar alguns cuidados, como a altura do pé direito do imóvel e a escolha da técnica com design simples para não sobrecarregar a decoração. “Para manter a harmonia nos ambientes uma dica é seguir o estilo empregado no rodapé. Desta forma, não tem como errar”, explica Ana Cláudia Nonato, arquiteta.
Este elemento continua em voga na decoração tanto na linha clássica do requinte e luxo, como nos projetos mais contemporâneos, que adotam um estilo mais neutro e de traços retos e que pode ser visto em um dos ambientes da Casa Cor Bahia 2015, maior evento de decoração e arquitetura do Estado.
Com atmosfera que mescla a modernidade e o clássico, o Foyer projetado pelas profissionais Ana Paula e Ana Cláudia Nonato traz paredes rebuscadas que convivem de forma complementar e harmoniosa com o mobiliário e à curadoria de objetos e obras de arte. “Procuramos desenvolver um projeto que traz peças que valorizam o ambiente, proporcionando ares de requinte, mas sempre envoltos pelo conforto. E a boiserie deu um charme todo especial ao nosso projeto, enfatizando o tema clássico da ambientação”, conclui Ana Paula.