São 133 boxes no total, 80 deles exclusivos para feirantes, dispostos em dois pavimentos
Agecom , Salvador |
28/11/2015 às 15:57
Prefeito ACM Neto e secretária Rosemma Maluf fizeram a festa
Foto: Max Haack
O Mercado Municipal de Cajazeiras, que mais parece um shopping center, começou a funcionar neste sábado (28) antes mesmo da solenidade oficial de inauguração, comandada pelo prefeito ACM Neto e que reuniu centenas de pessoas, incluindo feirantes, ambulantes e moradores da região. O equipamento, localizado em Cajazeiras X, ao lado da 13ª Delegacia Policial, foi erguido do nada, fruto de um investimento de R$7 milhões da Prefeitura. O mercado funciona diariamente, das 8h às17h, e abriga a maior parte dos comerciantes informais que antes colocavam barracas na chamada Rótula da Feirinha, provocando transtornos no trânsito, principalmente nos finais de semana.
Com projeto desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) em uma área de aproximadamente 4 mil m², o mercado é administrado pela Secretaria de Ordem Pública (Semop). São 133 boxes no total, 80 deles exclusivos para feirantes, dispostos em dois pavimentos. Os demais estão divididos em atividades como açougue, frios, restaurantes, floricultura, barbearia e serviços. A estrutura conta
também com 69 vagas de estacionamento Zona Azul.
"Meus adversários diziam, antes deu ser prefeito, que a minha gestão iria perseguir os comerciantes informais, os feirantes e ambulantes de Cajazeiras. Eles agora têm que ficar calados porque nunca nenhuma gestão fez tanto por quem trabalha na rua. Estamos realizando sonhos com esse mercado, que é um equipamento de ponta e que vai dar dignidade a centenas de pais e mães de família que antes tinham que passar calor, frio e chuva na rua. E vamos dar mais conforto também a quem compra, com mais higiene e condições adequadas para o consumo", discursou o prefeito.
Também estiveram presentes na solenidade, que aconteceu em um palanque montado em frente à entrada do Mercado de Cajazeiras, a vice-prefeita Célia Sacramento, a titular da Semop, Rosemma Maluf, os secretários municipais de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, Bruno Reis, de Urbanismo, Sílvio Pinheiro, e de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, além de vereadores e lideranças comunitárias da região.
Critérios - O critério utilizado para a definição dos ocupantes dos boxes foi antiguidade no trabalho de rua na Rótula da Feirinha e situação regular perante à Prefeitura. Todo o processo de seleção teve o acompanhamento e aprovação de uma comissão formada por feirantes, em permanente diálogo com a secretária Rosemma Maluff. Por conta desse processo transparente e pela entrega de uma obra tão importante, que terá impacto no ordenamento e na mobilidade em Cajazeiras, os feirantes fizeram questão de homenagear ACM Neto com uma camisa e uma peça de artesanato. Alguns deles deram ainda depoimentos na solenidade elogiando o trabalho da Prefeitura.
"Temos convicção de que todo o processo de seleção daqueles que receberam boxes foi transparente e correto. Não havia espaço para todos, por isso tivemos que estabelecer critérios. Critérios que foram aprovados pelos próprios feirantes",afirmou Rosemma Maluff, em conversa com a imprensa presente. Ela lembrou que ainda este ano a Prefeitura deve inaugurar o Mercado de Itapuã este ano. As obras avançam também no Mercado da Liberdade e outros bairros serão beneficiados com equipamentos semelhantes, a exemplo de São Cristóvão. Já foi inaugurado o de Periperi, no Subúrbio.