Salvador

Santa Casa da Bahia promove campanha arrecadação no Salvador Shopping

Campanha para arrecadas fundos para as obras sociais da Santa Casa
Cely Barbosa , Salvador | 26/11/2015 às 14:04
Campanha para ajudar obras sociais da Santa Casa
Foto: BJÁ
Com loja montada no Salvador Shopping a partir desta quinta-feira, 26, a Santa Casa da Bahia promove campanha com o objetivo de angariar recursos para suas obras sociais. A ação está atrelada ao movimento global Dia de Doar, que este ano acontecerá no dia 1º de dezembro e estimula a cultura de doações entre indivíduos, empresas, governos e organizações da sociedade civil (ONGs). O espaço, localizado no piso G1, ficará aberto até 11 de dezembro, no horário de funcionamento do shopping, e conta com exposição sobre os projetos da instituição, materiais gráficos com informações para doadores e posto para arrecadações.

Estão sendo coletados quaisquer valores em dinheiro e mantimentos diversos, como alimentos, roupas, materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal, além de notas e cupons fiscais. O telefone 2203-9600 também é um canal para doações, pontuais e permanentes. A equipe da Central de Doações, localizada na Pupileira, em Nazaré, está a postos para receber donativos, de segunda e sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. Contribuições poderão ser feitas através do site www.santacasaba.org.br a partir do dia 1º de dezembro.

Segundo o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, que atua como voluntário na entidade, o propósito da campanha é aproveitar o Dia de Doar para chamar a atenção de empresas e cidadãos baianos sobre a importância da contribuição de pessoas físicas e jurídicas para a continuação e ampliação das obras sociais da instituição. "Queremos priorizar o resgate da cultura de solidariedade que outrora tanto contribuiu para a formação e o crescimento da nossa instituição e que ainda é essencial para que prossigamos desenvolvendo nossos projetos", afirma.

Fundada em 1549 pelo então governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, a Santa Casa da Bahia foi por cerca de 200 anos a única entidade a prestar assistência aos baianos. Hoje, atende continuamente cerca de duas mil pessoas ao desenvolver uma série de projetos com foco na educação, promoção social e capacitação.

Obras Sociais - Em Centros de Educação Infantil (CEIs), localizados no Bairro da Paz e em Nazaré, a Santa Casa da Bahia oferta educação em período integral a 800 crianças com idade de 2 a 5 anos. Os pequenos contam com acompanhamento nutricional, psicológico, pedagógico e são beneficiados pelo trabalho voluntário de médicos e dentistas. As crianças ainda participam de aulas de dança, música e capoeira. Os ex-alunos dos CEIs do Bairro da Paz que enfrentam dificuldade de aprendizado nas escolas atuais são acolhidos pelo projeto Apoio Pedagógico.

Jovens e adultos têm acesso a cursos profissionalizantes de diversas áreas no Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação. Localizada no Bairro da Paz, a unidade ainda abriga o Balcão de Justição e Cidadania, que presta assistência jurídica a cerca de 2.000 pessoas por ano, e a Escola de Informática e Cidadania, que forma 320 alunos por semestre, e as atividades da Banda Sinfônica e do Coral da Paz, formações do Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO) que a Santa Casa da Bahia mantém em parceria com o Neojiba.

Na Casa de Saúde Solange Fraga, a instituição acolhe crianças e adolescentes oriundas do interior da Bahia que estão em tratamento contra o câncer e cardiopatias no Hospital Santa Izabel e cujas famílias não têm condições de pagar por hospedagem na capital. Idosos aprimoram a memória e recuperam a autoestima com as atividades de estímulo à socialização e desenvolvimento intelectual do Qualidade na Terceira Idade.

As unidades de negócio da Santa Casa, Cerimonial Rainha Leonor, Cemitério do Campo Santo e Patrimônio Imobiliário, revertem 100% de seus rendimentos para a manutenção dessas  e outras atividades. A ajuda é grande, mas ainda insuficiente para custeá-los totalmente e ampliá-los. Por essa razão, a contribuição dos baianos se faz tão necessária. "Esperamos motivar as pessoas a colaborarem constantemente. As doações são importantes o ano inteiro para que possamos manter o atendimento de qualidade que nossas obras sociais demandam", finaliza Roberto Sá Menezes.