Na próxima quinta-feira (26), às 9 h30, será realizada no Hotel Pelourinho a cerimônia de entrega dos certificados para os 300 ambulantes que participaram dos cursos de capacitação realizados por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Federação do Comércio, Bens e Serviços da Bahia (Fecomércio-BA).
Comerciantes informais que atuam no Centro Histórico, Mercado Modelo e Bonfim tiveram a oportunidade de melhorar os seus serviços através da iniciativa que teve início no mês de setembro, com o apoio do Sebrae. O curso foi dividido em dois grupos formados por comerciantes licenciados pela Semop e cadastrados pelo Senac: um com comerciantes que trabalham com souvenirs característicos da cultura baiana, como artesãos, artistas plásticos e bordadeiras, por exemplo; e outro com quem ganha a vida vendendo alimentos, como acarajés, cafezinhos, cachorro-quente, pipocas, beijus, entre outros.
Seis turmas formadas por comerciantes que trabalham com venda de alimentos no Centro Histórico, entre as regiões do Elevador Lacerda até o Taboão, receberam treinamento de atendimento ao cliente, comunicação oral, inglês básico, além de noções de normas da vigilância sanitária, manipulação dos alimentos e legislação municipal.
De acordo com a secretária Rosemma Maluf, a iniciativa teve como objetivo qualificar a mão de obra do comércio informal dessa região para oferecer cada vez mais qualidade no serviço, o que permite incremento de emprego e renda.
“Muitos dos vendedores têm baixa escolaridade, pouca experiência profissional e lidam com turistas de todas as partes do mundo. Por isso, a ênfase do curso é no atendimento de qualidade ao cliente”, explica a titular da Semop.