Com informações da Agecom
Agecom , Salvador |
23/11/2015 às 11:13
Alguns pontos precisam de uma maior fiscalização
Foto: BJÁ
Salvador acaba de ser reconhecida, pela publicação Cities 100, como uma das 100 cidades do mundo que apresentam as melhores soluções na área de sustentabilidade. O projeto IPTU Verde, de iniciativa da Prefeitura e desenvolvido pela Secretaria da Cidade Sustentável (Secis), faz parte desse elenco. A Cities 100 buscar identificar as melhores ações políticas dentro de dez setores: Energia Verde, Resíduos Sólidos, Adaptação de Planejamento e Assessoria, Implementação da Adaptação, Medição de Carbono e Planejamento, Construção de Eficiência Energética, Finanças e Desenvolvimento Econômico, Cidades Inteligentes e Engajamento de Comunidades Inteligentes, Transporte e Comunidades Sustentáveis. Ao todo foram realizadas 216 inscrições de 96 cidades de todas as regiões do globo.
A publicação é desenvolvida pela organização sem fins lucrativos C40, que atua no combate às alterações climáticas, pela Realdania, instituição filantrópica que busca dar qualidade e beneficiar o bem comum através de construções sustentáveis e também do grupo de reflexão internacional Sustainia, que trabalha para garantir ações sustentáveis em todo o mundo.
O objetivo do trabalho é destacar ações inovadoras para o meio ambiente antes da 21ª Conferência Clima (CPO 21), que será realizada em Paris, do dia 30 de novembro a 11 de dezembro, que tem como principal pauta a diminuição da emissão de gases de efeito estufa. A publicação on-line já está disponível (em inglês) no endereço eletrônico: www.sustainia.me/cities. “Esse reconhecimento coloca Salvador na linha de frente na questão de sustentabilidade. Isso mostra que a cidade já está fazendo a sua parte, o que já é reconhecido mundialmente”, afirma o secretário da Secis, André Fraga.
IPTU Verde - O programa oferece até 10% de desconto no IPTU para construções residenciais, empresariais, mistos ou institucionais que contemplem ações e práticas que reduzam os impactos ambientais em suas obras. O percentual de abatimento no valor do imposto, que pode ser de 5% (selo bronze), 7% (selo prata) e 10% (selo ouro), varia conforme a pontuação obtida através dos itens utilizados no imóvel, que são distribuídas em cinco eixos: Gestão Sustentável das Águas, Alternativas e Eficiência Energética, Projeto Sustentável, Emissões de Gases de Efeito Estufa e Bonificações.
Para quem quer se inscrever no programa e buscar maiores informações, basta acessar o site: www.iptuverde.salvador.ba.gov.br.