Com apresentação dos alunos da Fundação Cidade-Mãe (FCM) e exposição do coordenador de Artes da instituição, o artista plástico Gilson Cardoso, cerca de 300 jovens da região de Brotas ganharam um importante espaço para cursos profissionalizantes e atividades pedagógicas nesta quinta-feira (12). O Centro de Convivência Socioassistencial Bariri das Artes foi inaugurado pelo prefeito ACM Neto e funciona na sede da Fundação Cidade-Mãe (FCM, no Engenho Velho de Brotas, instituição ligada à Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). Na ocasião também foi feita mais uma entrega de 56 óculos para adolescentes assistidos pela FCM, ação que é fruto de parceria com o Instituto de Olhos Freitas, Óticas Carol e Lentes Varilux.
Com investimento estimado em R$150 mil, o Centro Bariri das Artes ocupa dois andares do prédio da FCM e conta com sala de artes, de informática, de leitura e espaço de convivência, dentre outros itens. A estrutura abriga cursos de dança, xadrez, corte e costura, manutenção de computadores e auxiliar administrativo, voltados especialmente para os jovens da região, principalmente os moradores da comunidade do Bariri.
Os participantes recebem ainda uma bolsa de meio salário mínimo, com recursos oriundos de parceria com empresas privadas como a Construtora Sertenge, que apoiou a requalificação da FCM para a instalação do centro. “A intenção é de tornar o espaço atraente para que esses jovens possam ter a vida transformada através da arte”, ressaltou a presidente da fundação, Risalva Telles.
“O importante é que a criança e o jovem que não estiver na escola vai estar no Centro de Convivência fazendo arte ou dança, estar na sala de leitura ou de informática, nas oficinas de corte e costura. Ou seja, é importante ocupar o tempo dessas crianças e jovens para que não estejam nas ruas e sejam presa fácil para a violência e o tráfico de drogas. Essa é mais uma demonstração de que a Prefeitura tem colocado em primeiro plano as políticas sociais e queremos mostrar que a capital baiana possa mostrar ao Brasil que está desenvolvendo um trabalho sério”, ressaltou o prefeito, agradecendo a todos os parceiros pelo apoio nas atividades da FCM.
De acordo com o secretário da Semps, Bruno Reis, até o primeiro semestre do próximo ano será inaugurado mais um Centro de Convivência em Salvador. “Até o fim de 2016, somente nos nossos centros devemos atender quatro mil crianças e adolescentes. Além disso, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, vinculado aos Cras (Centros de Referência e Assistência Social) e instituições parceiras, atendemos a sete mil crianças. Com o lançamento de um chamamento público por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, vamos investir R$6 milhões com recursos do Fundo Municipal para atender mais nove mil crianças em diversos projetos sociais em seis eixos de atuação. Com tudo isso, vamos atender, por meio da Semps, a 20 mil crianças e adolescentes em nossa cidade”.
Entrega de óculos – Na ocasião, o prefeito ACM Neto, ao lado de gestores e representantes de empresas parceiras, também fez entrega de óculos a alunos da FCM, que possuíam grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo entre três e 17 graus. Para o diretor de Marketing do Instituto de Olhos Freitas, Antonio Brito, o sentimento com essa ação é de dever cumprido. “Não tem preço ver que os jovens terão condições agora de enxergar melhor o seu dia a dia”.
O evento contou ainda com as presenças do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Gantois; do representante da Sertenge, Rafael Filgueiras; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA, Rodrigo Alves; e do representante da comunidade do Bariri, Elias Bezerra, além de vereadores, funcionários e alunos da FCM.