Salvador

Ação Cívico-Social já realizou 3,2 mil atendimentos em Ilha de Maré

Evento fruto da parceria entre Marinha e Braskem será encerrado neste domingo (8) com a presença da Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais e entrega de próteses dentárias
Chico Araújo , Salvador | 07/11/2015 às 19:04
Aciso
Foto: Edson Ruiz/Divulgação
A Ação Cívico-Social, parceria entre a Marinha do Brasil e Braskem, na Ilha de Maré, será encerrada neste domingo com a presença da Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador. Realizada desde a quinta-feira, a Acisa levou atendimentos médicos e odontológicos, além de serviços de emissão de carteira de identidade e Balcão de Justiça. No último dia, serão entregues 26 próteses dentárias a moradores. O evento acontece na localidade de Botelho, recebendo as comunidades de diversas localidades da ilha.
O comandante do II Distrito Naval, Flávio Almeida, disse que os resultados foram bastante positivos. “A ilha tem diversas comunidades, algumas isoladas, e encontra dificuldades em serviços básicos de saúde. Trouxemos médicos, dentistas e outros profissionais da nossa Força para fazer esse atendimento e fomos bem recebidos pela população. A Braskem garantiu a estrutura para a ação, além do apoio da Prefeitura do Salvador e das Secretarias da Justiça e Segurança Pública do Governo”. Neste domingo, o atendimento será realizado das 8 às 12 horas.
Neste sábado, diversas embarcações foram deslocadas às diversas comunidades para fazer o transporte de moradores, que têm dificuldade de mobilidade entre as praias da ilha. Mais de 3,2 mil atendimentos foram realizados em três dias, sendo que a SSP garantiu a emissão de 400 carteiras de identidade. O gestor de Logística da Braskem, Fernando Henriques, disse que a empresa busca estar próxima de comunidade do entorno de suas unidades. No caso da Ilha de Maré, a empresa opera no Porto de Aratu. “A Marinha tem um trabalho em todo o País de atendimento a comunidades ribeirinhas. É um trabalho importante e estamos felizes por essa parceria”. A ação contou também com palestras sobre Direitos e Deveres do Cidadão, Prevenção do Câncer de Mama e Próstata, Paternidade, Direitos do Idoso, dentre outros temas.

Atendimentos

A marisqueira Denilda das Neves, 54 anos, da comunidade de Praia Grande, disse que há mais de 3 anos vinha tentando uma consulta médica e conseguiu durante a Aciso. “Foi a melhor ação que já teve aqui na Ilha. Se eu soubesse que tinha esses serviços aqui, já teria vindo desde a quinta-feira. O atendimento é muito bom”. Da mesma forma, a também marisqueira Cíntia Farias revelou a dificuldade de atendimento médico e odontológico, sendo que a população da ilha tem que recorrer a Salvador, perdendo até um dia inteiro só de deslocamento. Ela conseguiu consulta com ginecologista, dermatologista e ainda teve acesso a atendimento jurídico.
Joice Alvez, também mariqueira, buscou atendimento para a filha Laura Laíse, de um ano. “É muito importante levar minha filha para o médico acompanhar. Esta ação foi muito boa porque está perto da minha casa e não preciso ir até Salvador”. Com o sorriso no rosto, a marisqueira Ana Rita Farias comemorou a aquisição de uma prótese dentária, pela qual lutava, há muito tempo, para conseguir. “Veio em boa hora. Me atenderam super bem e espero que sempre aconteça isso aqui, porque precisamos muito”.
Já o porteiro Marivaldo Carvalho, morador de Praia Grande conseguiu tirar a segunda via do documento de identidade. “Está sendo ótimo. Não precisei acordar de madrugada para me aventurar em Salvador, gastando dinheiro desnecessário. Quando soube desta ação, aproveitei a oportunidade”. O soldado da Marinha Marcelo Barreto falou da satisfação de participar do evento pela segunda vez, como voluntário. “A troca de experiência com a comunidade é que motiva a participação. É sempre bom estar ajudando e dedicando um pouco do meu tempo para ações sociais. Pretendo participar outras vezes”.