Salvador

ZOO de Salvador abre no feriadão e onça-preta DIARUM é grande atração

Com informações da Secom, Inema e Correio
Da Redação , da redação em Salvador | 30/10/2015 às 17:35
População colocou o nome da onça-preta de Diarum em tupi-guarani
Foto: Inema
   Diarum é o nome da onça-preta que nasceu no Zoológico de Salvador, no último dia 15 de agosto.O nome do filhote de onça-preta foi escolhido em uma votação realizada no site do Parque. Foram seis mil votos computados e o nome Diaurum venceu a enquete com 42% da preferência. O nome Diaurum significa onça-preta em tupi-guarani. 

Os outros dois nomes eram Zumbi do Palmares, que contou com o apoio de 37% dos votos, e Osório, que obteve 20%. A votação começou ainda no dia 7 de outubro.  

Diaurum está no berçário do Zoológico desde o dia de seu nascimento. Apesar disso, é possível para o frequentadores do Parque visitá-lo no horário entre das 12 às 13 horas, momento em que o felino é amamentado. 

Há mais de 10 anos não nascia um filhote macho da espécie no zoo de Salvador. Logo após seu nascimento, o felino recebeu uma atenção especial com monitoramento feito por uma equipe de veterinários e biólogos do Zoológico.  

“A reprodução em cativeiro é uma importante ferramenta para manutenção das espécies. Para isso, contamos com uma equipe especializada, desenvolvendo ações de medicina preventiva, nutrição, ambientação dos recintos, entre outros, que garantem o bem-estar animal", comemorou o coordenador do Parque, Gerson Norberto.

Ainda conforme a assessoria do Zoológico, Diaurum deve ser levado para juntos dos demais animais da espécie no prazo de nove meses. Entretanto, a mudança vai acontecer de forma gradual, possibilitando ao filhote um passar pelo período de adaptação do novo habitat.  

Novo morador

Maior felino das Américas, a onça-preta possui pelagem totalmente preta, com rosetas aparentes quando expostas ao sol, o que serve de camuflagem no meio da mata. O animal percorre todos os biomas do território brasileiro, porém encontra-se ameaçado de extinção. 

Os machos dessa espécie chegam a pesar 150 kg de puro músculo, e as fêmeas podem chegar a 90 kg.

Eles possuem presas poderosas capazes de quebrar o casco de uma tartaruga com muita facilidade, sendo considerada a mais poderosa mordida de todos os grandes felinos conhecidos.

As principais presas desse animal são os cervídeos, como o veado e o alce, os catetos, como o porco-do-mato, as capivaras, queixadas e até jacarés.  

Aberto no Feriado

Apesar de normalmente fechado às segundas-feiras para manutenção, o Zoo estará aberto no feriado do Dia de Finados, nesta segunda-feira (2). O espaço conta com uma área verde de cerca de 250 mil metros quadrados, incluindo um remanescente de Mata Atlântica.