Salvador

Obras de requalificação urbana avançam no entorno da Arena Fonte Nova

A obra é dividida em quatro trechos e vai beneficiar as ruas na poligonal ao redor do estádio
Comunicacao Governo da Bahia , Salvador | 21/10/2015 às 18:28
Obras de requalificação urbana avançam no entorno da Arena Fonte Nova
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Durante muito tempo, calçadas danificadas no entorno da Arena Fonte Nova, em Salvador, representaram obstáculos para quem passava pelo local. Hoje, a realidade no trecho tem sido modificada. Uma obra de requalificação urbana é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A intervenção abrange pavimentação de vias, recuperação de passeios públicos e implementação de piso tátil e rampas de concreto, como forma de garantir a acessibilidade e o conforto dos pedestres. 

“É realmente muito necessária a reforma das calçadas. Os pedestres precisam ter o espaço deles, não pode ficar disputando com os carros. A gente vê uma melhora gradual. Está ficando ótimo. Quando chegar ao fim, vai ficar melhor ainda”, afirma o analista ambiental, Armando Magalhães, que diariamente passa pelo local. 

A obra é dividida em quatro trechos e vai beneficiar as ruas na poligonal ao redor do estádio. A intervenção acontece da Avenida Vasco da Gama, tangenciando o Dique do Tororó até a Arena Fonte Nova; da Avenida Presidente Costa e Silva até a Estação da Lapa; em toda a Rua Djalma Dutra; na Avenida J.J.Seabra, da Sete Portas até a Estação Aquidabã; e da Avenida Presidente Castelo Branco retornando até o equipamento esportivo. A previsão é que a obra, que tem investimento de R$ 10,5 milhões do governo estadual, seja concluída no meio de 2016. 

A intervenção faz parte do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, que tem o objetivo de requalificar vias, recuperar a parte externas de igrejas e prédios históricos, reformar casarões para uso habitacional e a manutenção e limpeza constantes do patrimônio que integra o rico conjunto arquitetônico de 11 bairros. 

“Estamos trabalhando para deixar Centro Antigo de Salvador ainda mais atrativo para os moradores e visitantes. As intervenções vão valorizar o que nós já temos, dando mais mobilidade e conforto para as pessoas”, enfatiza o responsável pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), vinculada à Conder, Maurício Mathias.