Salvador

Passeio ciclístico alerta sobre prevenção contra o câncer de mama

A atividade acontece das 8h às 18h e seguirá o roteiro Jardim de Alah/Ondina/Jardim de Alah
AGECOM , Salvador | 15/10/2015 às 18:07

Na esteira dos eventos concomitantes ao Outubro Rosa, diversos órgãos municipais, em parceria com a Avon Cosméticos, organizam no próximo domingo (18) o passeio ciclístico "Salvador Vai de Bike Contra o Câncer de Mama", que visa intensificar as mobilizações em torno da necessidade de prevenção da doença, a partir da busca por informações, exames apropriados - como a mamografia -, e tratamentos, quando necessário. A atividade acontece das 8h às 18h e seguirá o roteiro Jardim de Alah/Ondina/Jardim de Alah, tendo como madrinha a cantora Carla Cristina.

Os interessados em participar do passeio devem levar sua bicicleta, ou poderão ainda utilizar uma das "laranjinhas" disponibilizadas pela Prefeitura, mediante cadastro feito no próprio local. Basta levar documento de identificação e cartão de crédito. A camiseta do evento pode ser trocada por um pacote de leite em pó no stand do Salvador Vai de Bike no Jardim de Alah, a partir das 8h.

A ação conta com a participação da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Durante o evento, participantes e população terão acesso a diversos serviços como aferição da pressão arterial; orientação sobre o autocuidado com a mama; agendamento para mamografia; avaliação postural; avaliação nutricional; estética; prevenção à violência contra as mulheres; e apresentações culturais.

A ação - Segundo informações da SPM, a atividade deste domingo agrega diversas ações que já estão sendo realizadas ao longo deste mês, com o objetivo de orientar e sensibilizar a população sobre a prevenção do câncer de mama, que, de acordo com informações do Ministério da Saúde, é uma das principais causas de morte da população feminina no Brasil, o que ocorre, na maioria dos casos, devido ao diagnóstico tardio.

“A atividade atende a um dos eixos estabelecidos no Primeiro Plano de Política para as Mulheres da superintendência, uma ação de grande relevância para a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres soteropolitanas, além de contribuir para a redução da mortalidade por câncer de mama da população feminina de Salvador", informa a gerente de Articulação Interinstitucional da SPM, Edna França.