Morador do bairro de Valéria, na região periférica de Salvador, Jonatan Santos de Oliveira encontrou nos aulões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o passaporte para o futuro. Enquanto cursava o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo, ele teve o apoio do projeto ‘Enem, posso ajudar?’. “Consegui ingressar na faculdade graças a um projeto, que era o 'Enem, posso ajudar?'. Era aberto à comunidade, qualquer pessoa poderia participar”, explica o agora estudante de Educação Física.
De acordo com o idealizador do projeto, o professor de língua portuguesa Edson Lima, a iniciativa surgiu a partir da demanda dos próprios alunos. “Fui percebendo uma carência muito grande da comunidade. Elas queriam, cada vez mais, estar na escola fora do momento das aulas regulares. E exemplo disso são os alunos que estudaram aqui conosco e hoje estão dando aula no projeto 'Universidade Para Todos'. Primeiro, o que deu certo foi o desejo do aluno, porque não adianta o professor querer se não tem o interesse do aluno”.
Anna Beatriz Costa da Silva cursa Fisioterapia e aponta o projeto como um diferencial para o ingresso no ensino superior. “As matérias que eu obtive as melhores notas no Enem foram justamente as que eu vim para os aulões. O aluno, depois que passa pelos aulões, passa a acreditar que pode ir mais além”. Tairys Nery Santos, também ex-participante do projeto, destaca que “o aulão agrega conhecimento e possibilita ao aluno uma perspectiva diferente, um novo olhar, uma nova perspectiva de mundo e de conhecimento, de tudo”.
Segundo o professor Lucas Santana, essa conquista de confiança dos estudantes é o maior ganho do projeto. “O aulão vai além da sala de aula. Um dos grandes problemas de trabalhar numa escola pública da periferia é lidar com a autoestima do aluno, é convencer o aluno de que ele pode acessar a universidade. A equipe que a escola oferece é preparada. Essa linguagem que a gente tem a oportunidade de abordar aos sábados consegue convencê-los. Eles [os estudantes] sentem que não estão num barco à deriva”.