Salvador

Professora Rita Freitas estimula jogo de xadrez em ambiente escolar

Os alunos falam com carinho da professora e vibram com o projeto ‘Descomplicando com Xadrez'
ASCOM Educação , Salvador | 11/10/2015 às 11:36
Professora Rita Freitas estimula jogo de xadrez em ambiente escolar
Foto: Claudionor Jr.

O papel transformador do ofício de educar faz do professor um ser especial. Muitos se destacam pelas práticas diferenciadas de levar para a sala de aula os conteúdos pedagógicos de suas disciplinas. A professora de Matemática Rita Freitas, do Colégio Estadual Professor Nogueira Passos, no bairro da Pituba, em Salvador, é um desses profissionais que encantam a comunidade escolar não só pela sua dedicação e pelo carisma, mas, sobretudo, por ter levado para o ambiente escolar um projeto lúdico e mobilizador, batizado de ‘Descomplicando com Xadrez’.

A prática, iniciada há três anos, é disponibilizada para toda a escola e se configura como uma alternativa de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, melhorando a concentração e a disciplina. “Com a promoção do lúdico, dá-se o aperfeiçoamento do desenvolvimento lógico-matemático e a organização do pensamento, melhorando a sua capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão. A prática me permitiu estar mais próxima dos meus alunos e dialogar para além dos conteúdos formais. Hoje, percebo os estudantes mais pertencentes e inseridos ao ambiente escolar”, conta a professora Rita Freitas.

A experiência já atinge toda a escola e o desafio, diz, é conquistar, cada vez mais integrantes, incentivando-os a envolver a família no aprendizado do jogo de xadrez, em suas casas. Participam do ‘Descomplicando o Xadrez’ os alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), eixo IV, V e VII, nos turnos matutino e noturno. “A proposta, também, é despertar na comunidade estudantil a compreensão de que a indisciplina gera prejuízo psicológico, comportamental, social, econômico e, principalmente, no processo de ensino de aprendizagem”, completa a docente.

“A professora Rita Freitas é um amor de pessoa e uma profissional dedicada, preocupada com o bem-estar de seus alunos. O projeto que ela trouxe para a nossa escola é maravilhoso porque atrai os estudantes, de uma forma lúdica, para o aprendizado da Matemática. E o interessante é que ela busca sempre adaptar os conteúdos da disciplina à realidade dos meninos. Além disso, ela atua como uma psicóloga com os estudantes, sempre buscando conversar com eles e ouvi-los”, afirma a diretora da unidade escolar, Tânia Regina Lelis.

Ao mestre, com carinho – Os alunos falam com carinho da professora e vibram com o projeto ‘Descomplicando com Xadrez’. “O xadrez nos ajuda a gostar de Matemática e na concentração e disciplina para alcançarmos os nossos objetivos na escola e na vida. A iniciativa dela mostra o quanto é interessada pelo nosso desempenho escolar e como se preocupa com a gente, como ser humano”, declara a estudante Emile Brandão, 13 anos, do 9º ano. Bruno Rios, 11 anos, 6º ano, já sabia jogar xadrez, ele conta que o projeto é uma oportunidade de ajudar os colegas na prática. “Foi um tio meu quem me ensinou a jogar xadrez, que fez com que eu aprendesse a lidar com estratégias e com as possibilidades de resolver uma questão de Matemática ou uma situação qualquer na minha vida. Adoro as aulas da professora Rita”. 

Série de reportagem – Esta reportagem faz parte da série iniciada, no dia 1º de outubro, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em homenagem ao Dia do Professor (15). Por meio de recursos multimídia, texto, áudio e vídeos, os professores falam sobre a escolha pela sala de aula, como contribuem para o desenvolvimento educacional e cidadão dos estudantes. Eles também são homenageados por alunos e colegas de trabalho, que ressaltam qualidades dos educadores como dedicação, competência e, principalmente, o amor à profissão.