Operação especial de transporte garantiu deslocamento do público durante a Lavagem do Bonfim com filas e sufoco
Tasso Franco , da redação em Salvador |
15/01/2026 às 13:50
FILA de retorno à cidade alto no Plano Gonçalves, 13h, imensa
Foto: BJÁ
A operação especial de transporte montada pela Secretaria de Mobilidade (Semob) garante, ao longo desta quinta-feira (15), o deslocamento do público que participa da Lavagem do Bonfim 2026, em Salvador. A estrutura atende os foliões e fiéis que acompanham o tradicional cortejo entre o Comércio e a Colina Sagrada (Bonfim) e inclui mudanças temporárias nos itinerários de ônibus desde as 6h.
Linhas que circulam por regiões próximas ao trajeto do cortejo operam com desvios ao longo do dia. Entre elas estão as linhas provenientes do Largo do Tanque com destino à Liberdade, Avenida da França, São Joaquim, Calçada, Campo Grande, Comércio e Avenida Contorno; do Campo Grande e Vale do Canela para o Comércio e Calçada; do Aquidabã para a Avenida Suburbana, Campo Grande, Comércio e Avenida Contorno; da Avenida Suburbana, Península Itapagipana e Calçada para o Túnel Américo Simas/Aquidabã, Campo Grande e Vale do Canela; além das linhas do Largo do Tanque e da Avenida Suburbana com destino à Península Itapagipana.
Ao todo, 19 linhas regulares operam com horário estendido, até meia-noite, atendendo diretamente a área do evento:
1535 – Vista Alegre x Ribeira | 1662 – Base Naval x Ribeira | 1638 – Fazenda Coutos x Ribeira | 1608 – Paripe x Ribeira | 0201 – Ribeira/Bonfim x Campo Grande | 0216 – Ribeira x Lapa | 0343 – Fazenda Grande do Retiro x Ribeira | 0213 – Ribeira x Federação | 0221 – Ribeira x Barbalho/Fazenda Garcia | 0214 – Massaranduba x Estação Hiper BRT | 0217 – Ribeira x Estação Hiper BRT | 0237 – Ribeira x Rio Sena/A. Santa Terezinha | 0713 – Santa Cruz x Calçada/Bonfim | 0720 – Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa | 1142 – Cabula VI x Ribeira (R2) | 1145 – Terminal Acesso Norte x Ribeira | 1403 – Cajazeira 11 x Ribeira.
A operação conta ainda com 36 ônibus reguladores na Ribeira, posicionados no Largo do Papagaio, em atividade das 13h às 22h. Na Estação da Lapa, outros 10 veículos reguladores reforçam o atendimento no mesmo horário, para absorver picos de demanda e reduzir o tempo de espera dos usuários. Ao todo, a frota reguladora soma quase 50 veículos mobilizados para garantir o deslocamento do público.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, toda a estrutura foi pensada para assegurar a comodidade da população. “Foi montada toda uma operação especial para a festa. Temos aqui diversos pontos de táxi e mototáxi para aqueles que desejarem seguir para os seus destinos no decorrer do trajeto. Além disso, o Elevador Lacerda e demais ascensores estão gratuitos e temos frota reguladora com quase 50 ônibus garantindo o deslocamento do público”, afirmou.
Táxi e mototáxi – Há fila de mototáxi no Largo de Roma e na Rua Imperatriz, nas proximidades do Colégio São José. Já os táxis operam em pontos montados ao lado da Praça Irmã Dulce, no espaço da Zona Azul, e próximo à saída do terminal do ferry-boat.
Ascensores – Durante a Lavagem do Bonfim, os ascensores urbanos funcionam gratuitamente. O Elevador Lacerda opera das 6h às 22h, e o Elevador do Taboão, das 6h30 às 18h30. Os planos inclinados Gonçalves e Liberdade/Calçada funcionam das 6h às 19h, enquanto o Plano Inclinado do Pilar opera das 6h30 às 19h.
Equipes de fiscalização da Semob estão distribuídas ao longo do percurso do cortejo e nas principais estações, orientando passageiros, motoristas e operadores, e realizando ajustes operacionais em tempo real conforme a dinâmica do evento.