Foi lançada nesta quinta-feira (08), no auditório do Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (Imeja), na Boca do Rio, a história em quadrinhos da Turminha Sustentável, projeto que é fruto da parceria entre a Secretaria de Cidade Sustentável (Secis) e a Secretaria de Educação (Smed). O objetivo da iniciativa é mostrar para o público infantil a importância do cuidado com o meio ambiente. A revista terá uma tiragem inicial de três mil exemplares e será distribuída em escolas municipais que atendam alunos do 1º ao 6º ano.
Na plateia estavam os alunos da 5º e 6º séries do Imeja e também da Escola Municipal Zulmira Torres, do Nordeste de Amaralina, que fizeram uma apresentação teatral com o tema de sustentabilidade, produzida pelo Centro de Artes Mário Gusmão – Ceart. “A história é para incentivar as crianças a cuidarem do local onde vivem. Em forma de quadrinho a mensagem penetra de forma mais fácil na mente delas. É o primeiro passo para quem está aprendendo a ler e, dessa forma, elas já dão importância ao tema”, diz o desenhista do gibi William Leão.
O secretário da Secis, André Fraga, afirma que o projeto vem para auxiliar no desenvolvimento do conceito de cidade sustentável. “Esse projeto é ligado ao programa de coleta seletiva que a Prefeitura implantou e serve para orientar sobre a importância do consumo consciente para minimizar os impactos ambientais causados pela poluição”. E continua: “A ideia do projeto é que sejam publicadas edições semestralmente, sempre com um tema diferente, ligado ao meio-ambiente”.
Representando a Smed, a diretora pedagógica do órgão, Joelice Braga, diz que são sempre bem-vindos projetos que estimulem o aprendizado de forma lúdica e faz questão de ressaltar a importância do tema proposto para o desenvolvimento das crianças. “É uma questão que precisa ser discutida. Com esse projeto, as crianças se tornam multiplicadoras em suas famílias e na comunidade em que vivem”, explica. A diretora pedagógica ainda informa que o projeto deve acontecer em mais 10 escolas de cada região da cidade.
Encenação – Entre os 13 alunos da escola Zulmira Torres que participaram da peça teatral estava Suelen Lima, de 10 anos. Assim como os colegas, aquela foi a sua primeira atuação para o público e, apesar do nervosismo, ela aprovou a experiência. “Foi um pouco difícil no começo, mas tudo ocorreu bem por causa dos muitos ensaios que fizemos. Mas, apesar de tudo, foi muito bom e quero ter muitas outras peças para fazer”, revela a estudante.
Para Anunciação Sá Teles, diretora da peça, os jovens se saíram muito bem na performance, embora tenha sido uma experiência nova para eles. “Não foi fácil. Fizemos vários debates, mostramos vídeos e o sucesso foi possível graças ao empenho deles, que também ajudaram a criar a peça”, comenta. “Com certeza, cada um deles é agente transformador e vai levar o que aconteceu hoje para toda a vida”, completa.
Tanto os estudantes quanto os professores saíram satisfeitos com a apresentação. Cauan de Jesus, estudante da 5ª série, de 12 anos, estava orgulhoso dos colegas. “Achei muito legal. Estão todos de parabéns! Mostraram como podemos cuidar de nosso planeta”, opina. Sua professora Joselita Silva, de 52 anos, acredita que o projeto já deixou o seu legado para os alunos participantes: “vai ficar o aprendizado. Toda a dedicação deles já é um excelente resultado”, pontua.