Tratamento vip para os comerciários
Tasso Franco , da redação em Salvador |
02/09/2015 às 18:12
Que situação...estacionar a beira do esgoto do Camurugipe dentro do mato
Foto: BJÁ
Olha só onde os empregados do Salvador Shopping estão colocando seus carros depois que se iniciou a cobrança dos estacionamentos não poupando sequer os comerciários. O shopping continua repleto de vagas porque os consumidores estão sendo mais moderados em ir às compras e ainda ter que pagar o estacionamento, mas, ainda assim, os comerciários penam sem um acordo compatível com seus salários.
Daí, colocam os carros (como se vê na foto) às margens do Camurugipe dentro do mato, sem a menor segurança. De dia ainda vá lá. De noite, um perigo.
No Iguatemi (Shopping da Bahia) algumas clientes estão sendo cadastradas como 'super-clientes' e terão duas horas de estacionamento com manobrista, em garagem pré-determinada, a partir de compras que serão transformados em pontos e creditados num cartão. O shopping está enviando para várias pessoas esses cartões.
SHOPPINGS MULTADOS
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BAHIA), integrada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), multou sete estacionamentos de Shoppings Centers, com a finalidade de fiscalizar o atendimento as regras consumeristas.
Na fiscalização que ocorreu no dia 13 de julho deste ano, foram constatados que sete estacionamentos cometeram
irregulares que ferem o direito do consumidor, sendo eles: estacionamento do Salvador Norte Shopping, administrado pela SNS Gestão de Empreendimentos, foi multado em R$ 172.266,67 pela falta de informação, (como falta de horário de entrada no cartão de estacionamento para controle de tempo por parte do consumidor), ou seja, fere direito básico e principio do direito do consumidor por ser ordem pública e interesse social, o que caracteriza infração de natureza grave. Infringem a lei, também, por cobrar taxa de extravio do bilhete que ultrapassa
o valor de uma diária.
Os estacionamentos dos Shopping Paralela (administrado pela Bahia Park); Condomínio Shopping da
Bahia; Shopping Piedade (administrado pela Multi Park), e o estacionamento do Shopping Center Lapa, foram multados cada um em R$ 1.064,10, por não dispor de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor
em local visível e de fácil acesso ao consumidor (guinches e canais de auto atendimento), descumprindo portanto o direito do consumidor, como determina a Lei 12.291 de 20 de Julho e 2010.
Já o estacionamento do Shopping Barra, administrado pela Enapark foi multado em R$ 129.200,00 pela falta de tabela de preço dos serviços oferecidos (entrada de acesso ao estabelecimento) e o estacionamento
do Shopping Salvador Shopping, multado em R$ 129.200,00, pela falta de informação (não há registro de horário de entrada no cartão de estacionamento
para controle de tempo por parte do consumidor). Neste caso, também ficou constatada a lesão
aos direitos e princípios do CDC.