Salvador

Salvador ganhará Praça da Juventude e Centros de Iniciação Esportiva

Prefeitura também encaminhará projeto de lei de criação do Conselho Municipal da Juventude à Câmara
AGECOM , Salvador | 01/09/2015 às 18:35
Abertura da III Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude
Foto: Max Haack

A Praça da Juventude, no bairro de Canabrava, e dois Centros de Iniciação Esportiva (CIEs) em Itapuã e São Marcos tiveram obras autorizadas pelo prefeito ACM Neto, durante a abertura da III Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude, ocorrida na manhã desta terça-feira (1º), no auditório da Faculdade 2 de Julho, no Garcia. Na ocasião, também foi assinado o projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores e que trata da criação do Conselho Municipal da Juventude.

Ao lado do secretário de Promoção Social, Esportes e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis, e da vice-prefeita Célia Sacramento, o prefeito ressaltou aos jovens presentes no evento que a marca da administração municipal tem sido a renovação dos quadros públicos na capital baiana, e que a Prefeitura se preocupa com o desenvolvimento de políticas para este público. “Logo no início da gestão, sentimos necessidade de criar um grupo que dialogasse com o poder público as necessidades dos jovens, e assim foi criada a Coordenadoria de Juventude na Semps. Também estamos realizando investimento de 28% no orçamento municipal para a educação e de mais de R$20 milhões no esporte com recuperação e construção de quadras e campos, entendendo que são áreas que contribuem para a qualidade de vida dos jovens de Salvador.”

Foram destacados, ainda, investimentos na área de cultura, que hoje alcançam R$40 milhões com projetos como o Boca de Brasa e os editais Arte em Toda Parte, Arte Todo Dia e Arte na TV, além do programa Jovem Empreendedor, desenvolvido em parceria com o Parque Social, assim como os postos de recarga do Salvador Card nas prefeituras-bairro e nos campi universitários, o que facilita a vida dos estudantes. “A redução da violência não é feita apenas com segurança pública, mas também com políticas públicas. Que todos possam, através desta conferência, indicar propostas para contribuir com esta ação”, complementou ACM Neto.

Também participaram da cerimônia de abertura o subcoordenador de Juventude da Semps, Bruno Alves; a secretária executiva do Conselho Nacional da Juventude, Tamara Tarso; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rodrigo Alves; a integrante da Comissão Organizadora da Conferência, Rebeca Benevides, e demais autoridades.

Novos espaços esportivos – Os novos espaços esportivos foram desenvolvidos pelo Ministério dos Esportes e estão sendo trazidos para Salvador pela Prefeitura, por meio da Semps através da Diretoria Municipal de Esportes e Lazer. Os Centros de Iniciação Esportiva, a serem instalados em Itapuã e São Marcos, têm como intuito ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. De acordo com o Diretor de Esportes e Lazer da Semps, Téo Sena, a infraestrutura possibilitará a realização de oficinas de diversas modalidades esportivas, como futebol, basquete, handebol e vôlei.

Já a Praça da Juventude tem como proposta levar um equipamento esportivo público e qualificado para a população que pudesse, ao mesmo tempo, tornar-se ponto de encontro e referência para a juventude. Também é uma área de convivência comunitária onde são realizadas também atividades culturais, de inclusão digital e de lazer para a população de todas as faixas etárias.

Conferência - Com o tema “As várias formas de mudar o Brasil: Salvador, cidade de direitos e oportunidades”, a III Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude de Salvador prossegue até esta quarta-feira (2), no auditório da Faculdade 2 de Julho. O evento é um amplo espaço para discussão entre a sociedade civil e o poder público para proposição de ações que objetivem garantir a participação dos jovens no desenvolvimento da cidade e do país. Entre os temas a serem abordados estão o direto à educação, profissionalização, trabalho, renda, esporte, lazer, cultura, saúde, sustentabilidade, diversidade, igualdade, participação social e política, entre outros.