Salvador

PACTO PELA VIDA: Crimes contra a vida têm redução de 12,1% na RMS

vide
SSP , da redação em Salvador | 20/08/2015 às 10:36
Reunião do Pacto pela Vida
Foto: Carol Garcia
  O índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – que compreende homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte –, teve redução de 12,1% na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no acumulado de janeiro a julho de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado.

Salvador também apresentou redução neste índice de violência. Nos sete primeiros meses de 2015, registrou uma diminuição de 4,6%, em comparação aos mesmos meses de 2014. As informações foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira (19), durante reunião do Programa Pacto Pela Vida, na sede do Ministério Público estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do governador Rui Costa.

“Nossa ideia é continuar trabalhando para atingir as metas de redução de violência. Tem sido fundamental o trabalho policial, e principalmente, o das famílias, estimulado pelas políticas públicas. A prevenção e o cuidado com nossos jovens têm surtido efeito. Estamos insistindo nisso”, afirmou Rui.

Pela primeira vez, a reunião realizada quinzenalmente para alinhar e potencializar as ações de segurança pública no território baiano, contou com a presença de comandantes e delegados das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), com o objetivo de definir metas para reforçar as iniciativas de combate à criminalidade no interior. Também participaram do encontro  representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa.

“Essas reuniões permitem que troquemos informações e passemos a conhecer a fundo a realidade do Estado da Bahia. A gente passa a trabalhar de maneira integrada, com visão ampla e melhores condições de enfrentar à criminalidade”, explicou o responsável pela 1ª Coordenação de Policiamento do Interior (Coorpin), delegado João Uzzum.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Teles, afirmou que a instituição está inserida no Pacto Pela Vida desde o início do programa. “O Corpo de Bombeiros é importante em situações de risco. Também atuamos em defesa da vida. São várias as maneiras que os bombeiros podem contribuir”, explicou