Bahia Já foi conferir as obras no Rio Vermelho
Da Redação , Salvador |
10/08/2015 às 10:04
Praça Colombo sendo totalmente remodelada
Foto: BJÁ
As obras de requalificação do bairro do Rio Vermelho custarão R$44 milhões aos cofres municipais. Trata-se de uma intervenção que abrange 52,5 mil metros quadrados, que se estendem por 1,7 quilômetro da orla, desde a Praia da Paciência, passando pelo Largo da Mariquita até a entrada da Fonte do Boi. Além desse trecho, quatro outras ruas terão mudanças (as ruas João Gomes, Almerinda Dutra, Borges dos Reis, Guedes Cabral) e as praças Brigadeiro Faria e Colombo, além do Largo de Santana.
“A obra chega em um momento muito oportuno, percebemos já uns rompimentos nas alvenarias da orla, a alvenaria do canal já rompeu, então o bairro está em um estágio (de degradação) que precisava dessa obra”, justifica o secretário de Infraestrutura, Paulo Fontana.
As obras foram recentemente vistoriadas pelo prefeito ACM Neto. Foram verificados todos os pontos cujas intervenções já tiveram início: Ruas Professora Almerinda Dutra, João Gomes, Borges dos Reis e da Paciência, além dos largos de Santana e da Mariquita e o trecho entre o SESI e a colônia de pescadores.
Foi pedida celeridade já da segunda etapa da obra, no trecho entre a Paciência e Santana, além da preparação para as mudanças no trânsito que acontecerão a partir de setembro e que envolvem a interdição da faixa de tráfego no trecho entre a Paciência e a Mariquita, sentido Amaralina, durante quatro meses.
POSTES
De acordo com o secretário Paulo Fontana, já está quase concluído um lado do passeio da Rua João Gomes e as obras avançam nos demais pontos. Neste momento, a Prefeitura aguarda o remanejamento de alguns postes nas imediações do Canal do Lucaia para iniciar o processo de cobertura do mesmo, assim como na Rua da Paciência para construção do mirante e da alvenaria.
O secretário também ressaltou que, a pedido da própria comunidade, a Prefeitura está analisando algumas mudanças no projeto original, como a colocação de pedras portuguesas no trecho em frente ao Hotel Catarina Paraguaçu e a aplicação de paralelepípedos no piso da Rua Almerinda Dutra.
Parte do projeto de requalificação das orlas de Salvador, que vem ocorrendo desde o início desta gestão, a reforma do Rio Vermelho prevê melhorias em toda a região, sendo que a Prefeitura se comprometeu a manter e respeitar as características que fazem deste um dos bairros mais tradicionais e boêmios da capital baiana. Os trechos da orla que integram a requalificação partem da Praia da Paciência, passando pelo Largo da Mariquita até a entrada da Fonte do Boi. As intervenções serão percebidas ainda nas ruas João Gomes, Almerinda Dutra, Borges dos Reis, Guedes Cabral, além das praças Brigadeiro Faria e Colombo, trecho da Avenida Oceânica e do Largo de Santana.
PEDIDOS DO BAHIA JÁ
Relocar a estátua de Cristovão Colombo que foi o descobridor da América e emoldura a Praça Colombo, na Marquita, pondo sua face de frente para o mar e não de costas.
Exigir que a casamata da casa de energia da Coelba na Rua da Paciência seja subterrânea.