O marketing da Prefeitura hoje foi a céu aberto
Agecom , Salvador |
27/07/2015 às 14:35
Atividade na Praça Municipal, coração da cidade
Foto: Max Haack
A Praça Municipal, no Centro, amanheceu diferente nesta segunda-feira (27), com balões, mesas, cadeiras e carteiras escolares, além de professores e 311 alunos da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino animados pela cantora compositora e pesquisadora do folclore infantil brasileiro Nairzinha. O clima festivo fez parte da cerimônia simbólica de entrega de 30 mil novos equipamentos escolares, dentro do Programa Combinado. A ação contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do secretário municipal de Educação (Smed), Guilherme Bellintani, autoridades e a população.
Os novos equipamentos entregues hoje fazem parte da primeira etapa do programa de renovação do mobiliário das escolas municipais, com investimento de R$8 milhões, e atendem aos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dentre os itens entregues estão cadeiras escolares com prancheta acoplada, ventiladores de parede, bebedouros elétricos, liquidificadores e fogões industriais, freezers horizontais e refrigeradores. Somente nesta primeira etapa, está sendo renovado 40% do mobiliário da rede municipal de ensino.
“A intenção é de que todas as escolas da rede tenham equipamentos novos para que as crianças tenham mais segurança e conforto no aprendizado, assim como estamos iniciando a climatização das salas de aula com 20% delas contando com ar condicionado e todas as demais pelo menos com dois ventiladores por sala, atendendo a uma antiga reivindicação de professores e alunos”, informou o prefeito ACM Neto. Ele ainda ressaltou que, até o fim deste ano, a Prefeitura chegará a mais de 26% do orçamento do município aplicado em educação, superando o mínimo exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 25%.
Já na próxima semana, será anunciado o plano de ampliação da Educação Infantil, que dobrará o número de vagas para crianças de 0 a 5 anos na rede municipal até 2016. “Em 80 anos, foram criadas apenas 20 mil vagas e vamos conseguir, em dois anos, dobrar esse número para 40 mil. A gente sabe que essa ação é fundamental, sobretudo para as famílias mais pobres, onde muitas mães e pais não podem nem trabalhar por não ter onde deixar os filhos. Esse esforço que estamos fazendo tanto é na direção de ampliar o número de vagas, como também de dar qualidade e boas condições de aprendizado na rede que já existe hoje”, completou.
Para Guilherme Bellintani, a aquisição dos novos equipamentos vai além de proporcionar mais conforto à comunidade escolar. "A precariedade dos equipamentos utilizados nas escolas era um problema histórico na rede. Essa renovação, somada a outras mudanças que estamos promovendo, não melhoram apenas a cara da escola, trazem de volta a autoestima dos alunos e profissionais que atuam em nossas unidades, algo que realmente estava escondido. Nós queremos resgatar o orgulho de pertencer a Rede Municipal", destacou. Ainda de acordo com o secretário da Smed, em dois meses de atuação do Programa Combinado, já houve um acréscimo de 27% no volume de ações de melhoria do ensino municipal.
Para a diretora Maria Catarina Pereira, do Centro Municipal de Educação Infantil João Paulo I, localizado no bairro de Valéria, a renovação do mobiliário vai ajudar e muito no processo de ensino e aprendizado dos alunos da unidade, uma das beneficiadas pela ação. “Quando a criança chegar na escola vai se sentir mais motivada, com espaço adequado para sentar e desenvolver atividades. Lá mesmo na unidade estávamos precisando disso, já que o CMEI será ampliado. O mobiliário novo vai deixar a escola mais bonita, alegre e agradável para a escola e os alunos.”