Dentre os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), a recuperação asfáltica desponta como um dos serviços mais reconhecidos e cobrados diariamente pela população de Salvador. E é justamente com a trégua no período chuvoso que as equipes do órgão têm suas atividades intensificadas. De acordo com o secretário Marcílio Bastos, 40 equipes trabalham em diversas localidades da capital para atender as principais demandas das comunidades. "As obras da operação tapa-buracos ocorrem diariamente e têm por objetivo principal garantir a circulação de veículos em setores essenciais, de forma a viabilizar o trânsito na cidade".
Ainda segundo o secretário de Manutenção, a prioridade no serviço é dos corredores de tráfego onde há grande circulação de ônibus e áreas de fluxo intenso. "Trabalhamos de acordo com a demanda de cada via. Nos casos em que se faz necessária a intervenção, mesmo sob chuva, a operação é realizada com a aplicação de asfalto a frio, que atua de forma paliativa durante uma semana, até que as condições do tempo permitam a colocação do produto definitivo", disse o secretário. Dentre as ações realizadas durante a estiagem destacam-se os trabalhos executados no bairro de Itapuã, cujas obras ocorrem desde o mês de maio. As intervenções abrangem as ruas da Ilha, Bonsucesso, Ex-Combatentes e o Setor J de Mussurunga.
Nesta segunda-feira (08), estão previstas intervenções na Avenida Gal Costa, Avenida Regional, Rua Tenente Valmir Alcântara (Baixa de Santo Antônio), Rua Arlindo Fragoso (Matatu), Rua Tranquilino Torres (Daniel Lisboa), Avenida Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), Avenida Orlando Gomes, Jardim das Margaridas, Avenida Afrânio Peixoto, Rua Carlos Chagas (Ilha Amarela), Rua Amazonas (Praia Grande), Rua Helena Leite (Praia Grande), Segunda Travessa Dois De Julho (Alto de Coutos), Rua Nova Esperança (Nova Constituinte), Rua Esmeralda (Plataforma), Praça do Bariri (Plataforma), Rua Maria Romana Calmon (Campinas de Brotas), Rua Girassol e Rua 12 De Setembro (Cosme de Farias), Rua Ariston Bertino de Carvalho (Brotas), entre outros. Em cada local, foram aplicadas 10 toneladas de asfalto, com exceção das avenidas Aliomar Baleeiro e Orlando Gomes, onde foi aplicado o dobro.
Outras ações - Os demais serviços desempenhados pela Seman seguem ininterruptos neste período de estiagem, a exemplo da limpeza e desobstrução de canais e sarjetas, podas de árvores e reforma e construção de escadarias e demais corredores de drenagem. "Estamos buscando atender demandas históricas da população de Salvador. Em relação à limpeza de canais, executamos a operação padrão, mas também atuamos de forma pontual nos locais onde é constatada a fuga de materiais. Há ainda a reforma das galerias pluviais e na rede de esgotamento, bem, como a substituição das tampas de bueiro danificadas. Todo o trabalho é realizado na medida em que o tempo nos permite, aproveitando o intervalo entre as chuvas", informa Marcílio Bastos.
Entre os meses de abril e junho, mais de 250 intervenções para correção de malha viária danificada foram executadas na cidade. São, no total, 120 operários divididos em 40 equipes, sendo que 36 atuam pela manhã, enquanto as seis restantes trabalham no turno da noite. O trabalho segue ininterrupto, com programação diária, beneficiando todas as localidades da cidade. No período de chuva intensa, entretanto, parte da ação é interrompida devido à impossibilidade de se aplicar o produto em solo molhado, sendo continuada com ações pontuais de asfalto frio. "Quero esclarecer que as operações com asfalto frio são realizadas de forma emergencial, como um paliativo. Esta solução dura cerca de uma semana, quando é removida a camada provisória para aplicação do produto fundido em altas temperaturas", finaliza Marcílio.