Salvador

Prefeitura reforça apelos para que pessoas deixem imóveis

Toda a assistência está assegurada às famílias, como abrigamento e auxílios moradia e emergência
AGECOM , Salvador | 20/05/2015 às 12:20

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) reforça os apelos para que pessoas deixem imóveis em áreas de risco, evitando mais perdas de vidas em razão das chuvas. Nesta quarta-feira (20), foi registrado um desabamento de imóvel numa área de difícil visualização do poder público, num “puxadinho” construído numa alvenaria na região da Ladeira da Montanha. O “puxadinho” foi erguido exatamente numa falha geológica da cidade, área que não é adequada para receber qualquer tipo de construção. Uma pessoa faleceu e outra ficou ferida. Três engenheiros da Defesa Civil permanecem no local para realização das vistorias na área.

A Prefeitura tem feito pedidos para que pessoas deixem residências que apresentam risco de desabamento e procurem a Codesal e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), inclusive com campanha na TV, rádio e carros de som nas áreas impactadas pelas chuvas. É oferecido abrigamento em San Martin, Amaralina e Pau da Lima, além de auxílio moradia no valor de R$ 300 mensais, por até um ano, e auxílio-emergência, que chega a três salários mínimos para quem teve perdas de bens móveis.

Até o momento, foram concedidos 1.720 benefícios, sendo 1.228 auxílios-moradia e 492 auxílios-emergência. Para ter acesso aos benefícios, é necessário ligar para a Codesal, gratuitamente, pelo 199, para solicitar vistoria nos imóveis, e recorrer à Semps, órgão responsável pelos pagamentos. As famílias que fizerem todo o procedimento não ficarão desassistidas.

A Codesal recebeu 99 ocorrências de meia-noite até 10h desta segunda-feira. Foram um alagamento de área, 13 alagamentos de imóvel, 13 ameaças de desabamentos de imóvel, oito ameaças de deslizamento de terra, três árvores caídas, oito avaliações de imóvel alagado, quatro desabamentos de imóvel, seis desabamentos de muro, cinco desabamentos parciais, 30 deslizamentos de terra, um destelhamento, um galho de árvore caído e seis infiltrações. O bairro com maior número de chamados foi Boca do Rio.

Cancelamento de show – Por conta do risco à segurança dos imóveis na região do Comércio, a Prefeitura recomendou o cancelamento do show de Ivete Sangalo e Criolo em homenagem a Tim Maia, que aconteceria no domingo (24) na Praça Cairu. A organização do evento, entendendo os riscos, já confirmou o cancelamento.