Salvador

FUNDAÇÃO João Fernandes da Cunha comemora 23 anos de existência

Instituição leva o nome do economista e professor, nascido na Bahia
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 20/05/2015 às 19:10

Os 23 anos da Fundação João Fernandes da Cunha serão comemorados nesta quinta-feira, 21, a partir das 18 horas, na sede da instituição (Largo do Campo Grande, 8), presidida pelo médico e ex-vereador Silvoney Sales.

A programação consta de uma palestra do historiador Francisco Senna, sobre “Salvador - 1ª Capital do Brasil”, entrega da Medalha “Mérito Professor João Fernandes da Cunha” a várias personalidades, momento musical com Tonho Matéria, cantor baiano, compositor e mestre de capoeir.

João Fernandes nasceu na Fazenda Tapera, no Vale do Rio Salitre (região de Juazeiro), em 21 de maio de 1921 e faleceu em 8 de dezembro de 2006 em Salvador. Graduou-se em Ciências Contábeis, Economia e Comunicação e foi professor por 30 anos, recebendo largo reconhecimento.

Aposentou-se pelo Banco do Brasil e ajudou a organizar, estruturar e implantar o Banco do Nordeste do Brasil e o Banco do Fomento do Estado da Bahia, depois transformado no Baneb. Ele dividia o trabalho nas instituições bancárias com o de professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA) nos cursos de Economia e Ciências Contábeis.