Salvador

Nove policiais militares são denunciados por mortes em ação no Cabula

vide
MP , Salvador | 18/05/2015 às 16:41
Promotores falaram a imprensa e revelaram que houve execução sumária
Foto: BN
O Ministério Público do Estado da Bahia ofereceu na manhã de hoje, dia 18, denúncia contra nove policiais militares envolvidos na execução de 12 pessoas e lesões provocadas em outras seis durante ação realizada na madrugada do último dia 6 de fevereiro, em um terreno baldio localizado na Travessa Florestal, Vila Moisés, no bairro do Cabula, em Salvador. 

Os promotores de Justiça Davi Gallo, José Emmanoel Lemos, Cassio Marcelo de Melo e Ramires Tyrone, autores da denúncia, pedem ainda a prisão preventiva dos nove denunciados, a fim de garantir a ordem pública e o regular andamento do processo, e a realização de reprodução simulada dos fatos. Os policiais denunciados estão incursos nas sanções penais do art. 121, parágrafo 2º, incisos I, III e IV (homicídio qualificado) e art. 14, inciso II (tentativa de homicídio), combinados com o art. 29 (concurso de pessoas), todos do Código Penal brasileiro. A denúncia teve por base o Procedimento Investigatório Criminal instaurado pelo MP, o Inquérito Policial Militar e peças extraídas do Inquérito Policial.

POLICIAIS DENUNCIADOS E OS MORTOS

Foram denunciados o subtenente Júlio Lopes Pitta, os soldados Robemar Campos de Oliveira, Antonio Correia Mendes, Sandoval Soares Silva, Marcelo Pereira dos Santos, Lazaro Alexandre Pereira de Andrade, Isac Eber Costa Carvalho de Jesus, Lucio Ferreira de Jesus e o sargento Dick Rocha de Jesus. Segundo o MP, as argumentações apresentadas pela defesa não procederam nas investigações. Se forem condenados poderão pegar uma pena de até 168 anos, para cada policial, por 12 homicídios triplamente qualificados.

Segundo o promotor Davi Gallo os laudos de exames cadavéricos concluem que foram “encurralados e mortos sumariamente” na ação do dia 2 de fevereiro na Estrada das Barreiras no Cabula as seguintes vítimas: Evson Pereira dos Santos, 27 anos; Ricardo Vilas Boas Silva, 27 anos; Jeferson Pereira dos Santos, 22 anos; João Luis Pereira Rodrigue, 21 anos; Adriano de Souza Guimarães, 21 anos; Vitor Amorim de Araújo, 19 anos; Agenor Vitalino dos Santos Neto, 19 anos; Bruno Pires do Nascimento, 19 anos, Tiago Gomes das Virgens, 18 anos; Natanael de Jesus Costa, 17 anos; Rodrigo Martins de Oliveira, 17 anos; Caique Bastos dos Santos, 16 anos.