Embasa quer descumprir acordo
Ascom Sindae , Salvador |
11/05/2015 às 11:32
Uma assembleia de trabalhadores da Embasa na manhã de quarta (dia 13) pode decidir por uma paralisação dos serviços em todo o estado. Eles estão revoltados com a proposta feita pela empresa de pagar o benefício do Programa de Participação nos Resultados (PPR) em duas parcelas (maio e agosto), “quebrando” um acordo firmado em dezembro último que estabelece o pagamento numa única parcela, até a primeira quinzena de maio.
A reação à proposta da empresa, inclusive uma greve, será discutida em assembleias a serem conduzidas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sindae) em Salvador e 13 unidades
do interior, a partir das 9 horas desta quarta (13). É a primeira vez que a Embasa tenta pagar o benefício em duas parcelas, mesmo sabendo que muitos trabalhadores assumiram compromissos na expectativa de que o acordo de pagamento fosse cumprido.
O programa de participação nos resultados é previsto em lei federal (Lei 10.101/2000) e o benefício é uma retribuição pelo cumprimento de metas fixadas pela empresa e atingidas pelo conjunto de empregados.