Aconteceu nestaquinta-feira, 23
Secom , Salvador |
23/04/2015 às 13:36
Estação Bom Juá atende moradores de vários bairros
Foto: Elói Corrêa
Os moradores do bairro de Bom Juá, em Salvador, já podem utilizar, a partir desta quinta-feira (23), a estação do metrô que foi inaugurada pelo governador Rui Costa, com a presença do ministro das cidades, Gilberto Kassab.
Os usuários poderão fazer o deslocamento entre Bom Juá e a Lapa em aproximadamente 15 minutos. Com a inauguração da sexta estação do equipamento público, a Linha 1 do metrô passa a ter 9 km de extensão, ampliando também seu potencial de embarque. Com 5.150 metros quadrados de área construída, a nova estação beneficia cerca de 70 mil moradores dos bairros da Fazenda
Grande do Retiro, São Caetano, Calabetão, Mata Escura, Arraial do Retiro, Barreiras e São Gonçalo.
Segundo Rui, as obras do metrô prosseguem com investimentos feitos a partir de empréstimos tomados pela CCR Bahia, empresa da iniciativa privada que administra o equipamento em Salvador. Em junho ou julho, será entregue a estação de Pirajá e, até 2017, teremos 41 km de metrô em Salvador. A estação Bom Juá começará a funcionar logo após a solenidade de inauguração, que também conta com a presença do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e de outras autoridades.
Estrutura
A nova estação é moderna e confortável e segue os padrões de acessibilidade com rampas, elevadores e escadas rolantes, piso-tátil e sinalização-tátil nos corrimãos das escadas. A nova estação também tem sanitários públicos feminino e masculino, e sanitários adaptados para pessoas com deficiência. As linhas 1 e 2 do metrô têm investimento total de R$ 3,6 bilhões do Governo do Estado, Governo Federal e concessionária CCR Metrô Bahia.
Projeto VLT
Durante o evento, Rui disse que apresentou ao ministro o projeto do VLT que vai substituir o trem do Subúrbio. Sobrevoamos o trecho e estamos prontos para licitar, assim que houver a autorização da Caixa. Serão 18 quilômetros de VLT, saindo de Paripe até o Comércio", destacou. As obras de transporte de massa na capital baiana vão se somar a outras já concluídas ou em andamento, como as avenidas transversais, linhas azul e vermelha, ligando a Orla Atlântica ao Subúrbio, passando pela Gal Costa, Pinto de Aguiar, 29 de Março e Orlando Gomes.
Para o governador, a cidade está passando por uma grande transformação, a partir do projeto Mobilidade Salvador. As obras abrem o vetor de desenvolvimento, com a instalação de novos equipamentos. Já temos um grande empreendimento da iniciativa privada sendo construído entre Pirajá e Águas Claras, que deve gerar até seis mil empregos permanentes, além dos postos de trabalhos criados durante a construção.