Todos os ônibus de Salvador ganharão nova padronização visual a partir da próxima quarta-feira (22) para facilitar a identificação e melhorar a fiscalização, em mais uma etapa do novo contrato de concessão do transporte público. Os quase dois mil veículos que ainda não foram renovados ganharão a mesma roupagem dos 700 novos ônibus que chegaram desde o início da gestão e já estão em plena operação na cidade. A novidade, no entanto, não trará mudanças no código e nas linhas, apenas na imagem dos veículos. Os passageiros terão de ficar atentos aos números e destinos identificados, e não mais nas cores e nomes das empresas que eram expostos até então.
A medida faz parte do contrato de concessão assinado com as três novas empresas que realizam o serviço de transporte público na cidade, que prevê que todos os ônibus tenham a mesma padronização visual a partir do próximo dia 22. Com isso, os veículos serão plotados com a palavra “Integra” e ganharão as cores amarelo no caso daqueles que circulam pela região do Subúrbio, verde para os que rodam no Miolo e azul para os que trafegam na Orla. Aos poucos, as empresas terão de substituir os veículos mais velhos por novos, até que, ao final de 2016, a idade média da frota rodando na cidade seja de 3,5 anos.
Renovação da frota – Com o início da renovação da frota que circula na cidade, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), foi possível sair de oito anos de idade média dos veículos para os atuais 3,68. Ou seja, bem perto da meta estipulada pela Prefeitura. A substituição começou antes mesmo da assinatura do contrato com as novas empresas que operam o sistema, que deu início a um novo padrão de qualidade ao transporte público da cidade. Após a assinatura do contrato com Plataforma, Ótima e Salvador Norte, através do modelo outorga onerosa, foi possível garantir arrecadação de R$ 180 milhões para a cidade, a serem investidos em iniciativas que melhorem a mobilidade na cidade.
Os cerca de 2 mil novos ônibus que chegarão serão adaptados para atender pessoas com deficiência, assim como os 700 novos que já estão rodando. À medida que forem substituídos, todos terão a entrada de passageiros na dianteira. Todos também contarão com ventilação forçada, o que tornará as viagens mais confortáveis, e com GPS, viabilizando o monitoramento dos veículos em centrais de operação com alertas sobre eventuais problemas, seja excesso de velocidade ou atraso na passagem dos pontos de ônibus. Essa nova frota é equipada com motor Euro V (cinco), que emite muito menos poluentes do que a atual, que possui motor Euro III.