Salvador

CAMELÔS enfrentam GM na Piedade e balas de borracha são usadas

Prefeitura diz que se trata de uma ação de ordenamento rotineira
Correio e Agecom , Salvador | 13/04/2015 às 17:04
Uma pessoa ficou ferida na confusão
Foto: Reprodução TV Bahia

Trabalhadores ambulantes iniciaram uma manifestação na Rua Coqueiro da Piedade, que fica na região da Piedade, na tarde desta segunda-feira (13) depois de um conflito com a Guarda Municipal. O trânsito na via foi bloqueado em protesto.

No final da manhã de hoje uma equipe de fiscalização teria recolhido materiais e barracas de alguns comerciantes no local. Irritados, os trabalhadores resistiram à retirada e se desentenderam com os fiscais da Prefeitura de Salvador.

Para conter a confusão, a Guarda Municipal fez disparos de balas de borracha no local. Segundo a TV Bahia, uma pessoa ficou ferida e outra foi conduzida pela viatura da Guarda. Uma equipe do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico) foi acionado para acompanhar a manifestação.

Por conta confusão, os trabalhadores ambulantes queimaram objetos na pista e bloquearam o trânsito. Agentes da Superintendências de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador) foram ao local e conseguiram liberar o trânsito na região.

ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA

Em relação ao protesto realizado no final da manhã desta segunda-feira (13) na Avenida Joana Angélica (Centro), após uma ação de fiscais da Pefeitura, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informa que ação de ordenamento é realizada de forma rotineira com o objetivo de garantir o livre acesso de pedestres, bem como a acessibilidade por parte de cadeirantes e demais pessoas portadoras de deficiência nos passeios públicos. 

A Semop esclarece ainda que uma pequena parcela de ambulantes tem resistido a ação de relocação e ordenamento realizada pela Prefeitura, definida através do Programa Território Empreendedor - Centro, com base em estudos e diálogos constantes com os próprios comerciantes informais sobre as áreas permitidas para atuação dos mesmos. 

A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), por sua vez, informa que agentes da Guarda Municipal atuaram em apoio às atividades de fiscalização e ordenamento do comércio informal quando foram surpreendidos por ataques de ambulantes contrários às ações de fiscalização, sendo arremessados contra os agentes cocos e pedras .
 
Em resposta, visando impedir que outras pessoas fossem atingidas pelos objetos arremessados, agentes utilizaram disparos com munição de elastômero (bala de borracha) para conter os ataques. Na ocasião, duas pessoas foram detidas e encaminhadas para a 1ª Delegacia de Polícia, no bairro dos Barris.