ACM Neto vistoria áreas atingidas na Avenida Juracy Magalhães Cidade Jardim
Agecom , Salvador |
09/04/2015 às 19:11
Prefeito ACM Neto e equipe na Av Juracy Magalhães
Foto: Valter Pontes
O prefeito ACM Neto passou o final da manhã e início de tarde de hoje (09) vistoriando áreas atingidas pelas fortes chuvas e determinando a realização de intervenções emergenciais. O primeiro local visitado foi a Avenida Juracy Magalhães, onde, após a entrada do Horto Florestal, houve um deslizamento de terra. A outra área visitada pelo prefeito foi a Rua Leonor Calmon, no bairro da Cidade Jardim, onde uma imensa cratera se abriu após o asfalto ceder. Os dois problemas podem ter sido ocasionados por vazamentos em tubulações de água. Além disso, todos os órgãos da Prefeitura estão atuando em outros pontos da cidade para minimizar os danos provocados pelo mau tempo.
No caso do deslizamento na Avenida Juracy Magalhães, duas vítimas foram socorridas pelo SAMU. Um homem de 55 anos e uma mulher de 25. Ambas foram conduzidas com quadro clínico estável para o Hospital Geral do Estado (HGE). "Graças a Deus não tivemos vítimas graves. Toda a equipe da Prefeitura, com o apoio do Corpo de Bombeiros, está agora trabalhando para limpar a área. Depois da limpeza, vamos fazer a avaliação da encosta", disse ACM Neto, em entrevista no local.
O prefeito informou que duas vias da avenida ficarão interditadas. Duas serão liberadas para tráfego após a limpeza da área. "Vamos colocar uma lona na encosta quando houver segurança para os trabalhadores da Defesa Civil e Limpurb. Vamos trabalhar para que a pista seja liberada totalmente o mais rápido possível. Também vamos fazer uma investigação para saber as causas do deslizamento. Como vocês puderam ver, há uma tubulação de água jorrando indevidamente para a encosta, e essa pode ter sido a principal causa do problema. Nesse caso, vamos punir o proprietário do imóvel". Agentes da Transalvador estarão permanentemente na área.
Buraco - O prefeito também esteve na Rua Leonor Calmon, no bairro da Cidade Jardim, para vistoriar uma cratera que foi aberta após o asfalto ceder em função das chuvas. O problema aconteceu já próximo à rótula onde há um prédio em construção, e apenas uma via está liberada, no sentido da Avenida Juracy Magalhães.
"Não sabemos ainda se o problema foi ocasionado pela Embasa. Isso a gente vai ver depois. Determinei que uma das empresas que prestam serviços à Prefeitura nessa região da cidade tome as providências para solucionar o problema e o tráfego possa ser normalizado", frisou Neto, acrescentando que o trabalho só poderá ter início após o o fim das chuvas.
ACM Neto afirmou que a Transalvador estará no local permanentemente monitorando o tráfego e se a erosão vai avançar para a outra faixa da pista. "Se isso acontecer teremos que interditar totalmente a via, mas isso está descartado por enquanto". Além de tubulações da Embasa e da própria Prefeitura, há também uma rede da Bahiagás na localidade. Entretanto, não houve vazamento de gás. O prefeito pediu apoio tanto da Embasa quanto da Bahiagás.