Cerca de 300 jovens entre 14 e 24 anos serão beneficiados com o novo Centro de Convivência de Cajazeiras (rua Juscelino Kubitschek, nº 74, Cajazeiras XI). O espaço será entregue pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (28, às 11h, na companhia do secretário de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis, e da presidente da Fundação Cidade-Mãe (FCM), Risalva Telles. A inauguração integra as ações pelos 466 anos de Salvador. O centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A unidade conta com espaço para inclusão digital, biblioteca aberta ao público e salas para realização de oficinas. O diferencial está nos cursos de capacitação na área de construção civil, com oficinas de eletricista predial, pedreiro, pintura de paredes, entre outras atividades, numa ação articulada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São 500m², com um espaço específico para as oficinas na construção civil, além de salas música, dança, capoeira e balé. A maioria das oficinas remunera os jovens com meio salário mínimo através do programa Jovem Aprendiz.
Segundo a presidente da FCM, Risalva Telles, a unidade, que faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura, foi pensada para que seja um local atrativo para os jovens. “O centro foi pensado para criar nos jovens esse sentimento de pertencimento e para envolvê-los com as ações desenvolvidas no espaço. As pessoas terão orgulho dessa nova unidade, que tem toda a qualidade na estrutura e proporciona aconchego, além do atendimento humanizado. Estamos, cada vez mais, oferecendo espaços para que esses jovens não fiquem ociosos nas ruas”, afirma, lembrando que há poucos dias um centro de convivência também foi entregue em Saramandaia.