Salvador

Presidente da Arsal visita unidades de serviço em Canabrava

Diretor Técnico Itamar Barreto e a Gerente de Regulação Rilda Bloisi acompanharam a visita
ARSAL , Salvador | 24/03/2015 às 17:03
Henrique Trindade visita unidades em Canabrava
Foto: ARSAL

  Com o objetivo de conhecer todas as etapas do processo de transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos, recolhidos em Salvador,  o Diretor - Presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (ARSAL), Henrique Gonçalves Trindade, esteve nesta segunda feira (23/03)  nas duas unidades da Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos Ltda ( BATTRE) –  empresa responsável pelos serviços de operação e manutenção da Estação de Transbordo localizada no Bairro de Canabrava e pela implantação, operação e manutenção do Aterro Metropolitano Centro, que funciona na estrada  CIA - Aeroporto.

O Diretor Técnico Itamar Barreto e a Gerente de Regulação Rilda Bloisi acompanharam Henrique Trindade nas visitas e nas reuniões com o Supervisor de Operações da Estação de Transbordo de Canabrava, Alcindor Neto,  com Stenio Britto, Diretor Geral da BATRE, e João Fortuna, diretor da empresa de consultoria Fortuna Ambiental.

A Arsal tem a função de exercer a regulação e a fiscalização dos serviços públicos de Salvador, incluindo o serviço de Limpeza Urbana e o manejo de resíduos sólidos de Salvador. A agência também é responsável por fazer cumprir a legislação relacionada ao segmento. De acordo com Henrique Trindade, “as reuniões com os dirigentes da Battre foram especialmente produtivas. Aprofundamos nossos contatos e identificamos várias  possibilidades de novas ações em conjunto entre a Prefeitura de Salvador, através da ARSAL, e a Battre.

Criada em Janeiro de 2000, com Sede em Salvador, a Battre, empresa pertencente a holding Solví, recebe, por dia, 2.800 toneladas de resíduos sólidos de Salvador,  que chegam em viagens ininterruptas das 12 carretas que fazem o transporte da Estação de Transbordo de Canabrava, primeira parada do material coletado, até o Aterro Metropolitano Centro. Além disso, capta 30 toneladas/dia de chorume que é tratado na Central de Tratamento de Efluentes Líquidos (Cetrel), empresa especializada em tratamento de efluentes situada no pólo petroquímico de Camaçari.