vide
AGECOM , Salvador |
11/03/2015 às 08:10
Secretário inspeciona a obra
Foto: Gabriel Lima
Em menos de dois meses do início das obras de requalificação da Estação da Lapa, melhorias já podem ser notadas no equipamento. Na parte superior, a construção de boxes foi iniciada e foram concluídas as reformas na parte elétrica, hidráulica, de esgoto e sinalização. A partir da próxima segunda-feira (16), os permissionários da estação devem deixar seus boxes para que o Consórcio Nova Lapa dê início à demolição e promova a sua reconstrução.
Cerca de 80 funcionários, vinculados ao consórcio, estão trabalhando no dia a dia da estação. São seguranças, pessoal de limpeza e monitores, que informam usuários sobre horários e pontos de partida e chegada, além de cuidarem da organização das filas. De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, que visitou o equipamento nesta terça-feira (10), os usuários vão se “surpreender” com a qualidade da nova Lapa. “Vamos dar ao cidadão soteropolitano uma estação condizente com o patamar de terceira capital do país, com segurança, acessibilidade e conforto que todos merecem”.
Onze escadas rolantes já foram adquiridas e a previsão é que comecem a ser instaladas a partir do mês de maio, com o prazo para inauguração em setembro, proporcionando ao cidadão mais conforto e acessibilidade. Outra novidade são os elevadores que serão instalados. Um servirá a pessoas deficientes e outro será específico para serviços de carga e descarga.
A Estação da Lapa foi inaugurada na década de 1980 e até então não havia passado por uma total requalificação. Cerca de 400 mil pessoas passam pelo equipamento todos os dias. As obras têm duração de 12 meses e vão custar R$13 milhões, com contrato de concessão de 35 anos.