vide
Tasso Franco , da redação em Salvador |
08/03/2015 às 13:10
Corveta da marinha entra na Baía de Todos os Santos
Foto: BJÁ
Seis navios da Marinha do Brasil, subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), acompanhados de 13 embarcações de Inspeção Naval da Capitania dos Portos da Bahia, que participam da Operação “Amazônia Azul”, realizam um desfile naval na orla de Salvador, ontem.
O evento marcou o regresso dos navios após cinco dias de atividade de patrulha e inspeção naval em áreas marítimas distribuídas ao longo dos 1.194 km de litoral dos estados de Bahia e Sergipe e no interior da Baía de Todos os Santos (BTS).
O Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Luiz Henrique Caroli, participou do evento a bordo da Corveta “Caboclo”, navio que durante a Operação realizou patrulha naval na bacia petrolífera de Aracaju.
Coordenada pelo Comando de Operações Navais, a Operação “Amazônia Azul” foi realizada em todo o Brasil e, na Bahia, contou com a participação da Força Aérea Brasileira, Secretaria da Receita Federal, Departamento de Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Policia Militar da Bahia, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, PETROBRAS e TRANSPETRO.
A Operação “Amazônia Azul” teve como objetivo intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e reprimir ilícitos de toda ordem nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. Na Operação, a MB empregou cerca de 15 mil militares, 50 navios, 10 aeronaves e 200 embarcações de Inspeção Naval.