VIDE
AGECOM , da redação em Salvador |
04/03/2015 às 21:54
No Largo da Graça tá precisando
Foto: BJÁ
A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), em parceria com a Secretaria da Cidade Sustentável (Secis), promove podas preventivas em Salvador com vistas neste momento na época das chuvas que se aproxima. O serviço é executado nos principais corredores de tráfego da cidade por equipes especializadas compostas por engenheiros agrônomos, pertencentes ao Setor de Áreas Verdes da Seman. Nesta quarta-feira (4), por exemplo, os serviços foram realizados na Avenida Anita Garibaldi.
De acordo com a Diretoria de Operações da Seman, existem locais onde a necessidade da poda é visível pela proximidade da rede elétrica, galhos secos, ervas trepadeiras, inclinação acentuada, troncos podres com quedas constantes de galhos e cupins. Além disso, a poda visa melhorar o paisagismo, evitar contato com fachadas de imóveis e melhorar a iluminação pública das vias.
O secretário da Secis, André Fraga, afirma que as podas em árvores com parasitas são importantes para evitar que as árvores causem acidentes, especialmente nos períodos de chuvas. De acordo com Fraga, as árvores soteropolitanas passaram quase dez anos sem cuidados e muitas oferecem riscos pelo avançado estado de degeneração.
A poda de árvore está amparada pela Lei Municipal 5.493/99, com erradicação permitida após vistoria de engenheiro agrônomo, e estabelece que pelo menos duas árvores sejam plantadas para cada unidade erradicada. A estimativa é de que 70% das árvores em vias públicas no município são compostas por espécies exóticas e o replantio é feito com espécies nativas. A vistoria de inspeção também pode ser solicitada pelo cidadão que se sinta prejudicado através do Disque 156 (Salvador Atende) ou através do site www.falasalvador.ba.gov.br. --