vide
Agecom , Salvador |
24/02/2015 às 11:41
Canal da Av Gal Costa
Foto: Gabriel Lima
Com a proximidade do período chuvoso, a Prefeitura tem intensificado a limpeza dos rios, córregos e canais de Salvador. A ação visa verificar e recuperar o sistema da rede de drenagem pluvial e fluvial, para evitar alagamentos. Esta semana, os serviços acontecem nos canais de Nossa Senhora de Fátima, no Cabula IV; da localidade de Cristóvão Ferreira da Sussuarana, próximo à avenida Gal Costa; do Beira Rio, em Itapuã; do Saboeiro, no Saboeiro; e do Camaragipe (no Costa Azul).
De acordo com Valdir Guerreiro, gerente de Operações da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), um dos problemas é o crescimento contínuo da vegetação em toda a cidade nas imediações dos canais. “Nosso serviço ocorre sem interrupção, devido ao descarte irregular de resíduos, lixo jogado nas ruas que entopem as sarjetas e a rede, além de baronesas que crescem constantemente, por isso a execução dos serviços é constante”, afirmou.
Guerreiro salientou ainda que, a cada seis meses em média, os serviços serão retomados para retirada destes materiais em locais que já passaram por drenagem. Entre os locais que estão em fase final de limpeza completa estão os canais do Amendoim, em Coutos; Calabar, na avenida Centenário; e no Sovaco da Cobra, no Cabula VI.
Além do lixo e da vegetação, o que também pode ocasionar alagamentos é a alta da maré, principalmente na Cidade Baixa, onde há o barramento das águas. Esta situação aliada às chuvas e o lixo, cria pontos críticos como nas ruas Fernandes Vieira, Luiz Maria e Régis Pacheco, todas no bairro da Calçada. A manutenção é feita com o jateamento de rede e limpeza dos dispositivos de drenagem, facilitando o escoamento das águas nas redes de manilha, tubos e caixas de sarjeta.
Em caso de chuva em excesso, é bom ficar atento aos rios e córregos, que na maioria das vezes transbordam rapidamente. Nestes casos, o aconselhável é abandonar o imóvel e entrar em contato com a Defesa Civil, que pode ser acionada 24h por dia pelo telefone 199. A ligação é gratuita.