Vide
Da Redacion , Salvador |
14/02/2015 às 15:37
Mijona faz xixi na rua
Foto: Alan Morici
Além do brilho e glamour o Carnaval de Salvador tem suas mazelas, como qualquer outra festa popular na Bahia. No circuito Dodô (Barra-Ondina), houve uma confusão entre cordeiros - que controlam a corda que separa os foliões e os pagantes - e os visitantes, nesta sexta-feira (13). Além disso, muitas pessoas foram flagradas urinando e defecando em lugares públicos.
. Na madrugada deste sábado (14), foi registrada a primeira ocorrência de agressão por arma de fogo. João dos Santos Nascimento Junior, de 27 anos, recebeu os primeiros atendimentos no Módulo de Assistência à Saúde, localizado no Politeama. Pré-diagnósticado com fratura na perna, na região da tíbia, o folião foi encaminhado ao Hospital Ernesto Simões, onde passa por cirurgia.
Apesar do incidente, a Prefeitura continua a registrar redução em número de atendimentos em relação ao ano passado. Até o momento, o decréscimo é de 11,2%. “A nossa prioridade tem sido garantir o mais ágil atendimento possível às ocorrências registradas nos circuitos e isso, sem dúvida, contribui bastante para que alguns casos não evoluam para situações mais graves”, pontuou o secretário municipal da Saúde, José Antônio Alves, em coletiva de imprensa hoje (14).
Da noite de quinta-feira (12) até às 6h de hoje (14) foram registrados 1.075 atendimentos nos Módulos de Assistência à Saúde instalados nos circuitos oficias do carnaval. Os casos clínicos (79%) continuam sendo os de maior ocorrência, seguidos dos cirúrgicos (8,6%) e bucomaxilofacial (6,6%). A maioria dos pacientes tinha entre 20 e 29 anos (337) e era do sexo masculino (612). No entanto, ocorreu diminuição de 20,6% de atendimentos nesse gênero em relação ao ano anterior.
Em relação aos atendimentos realizados nos módulos, o Circuito Dodô respondeu por 64,9%, o Osmar 32,2% e o Batatinha por 2,9%. A intoxicação alcoólica continua sendo a principal causa de atendimento, com 159 ocorrências, seguida de agressão física (153), ferimento acidental (103) e cefaleia (53). 33 pacientes tiveram que ser transferidos dos Módulos de Assistência à Saúde para UPA's e hospitais.
Sargento preso
Um sargento do Exército foi preso após ser flagrado portando droga no Circuito Dodô (Barra-Ondina), na madrugada deste sábado (14). De acordo com informações da Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 2h, no bairro de Ondina. No momento da prisão, o sargento estava acompanhado de um capitão da PM, que estava de folga.
Os dois foram detidos por guarnições da Academia de Polícia Militar e da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (Barra). Ainda de acordo com a PM, tanto o sargento, quanto o capitão, foram conduzidos para a delegacia para registro da ocorrência. A substância apreendida só poderá ser identificada após perícia, mas, de acordo com a polícia, aparentemente se trata de cocaína.
Após ser foi ouvido em termo, o sargento foi conduzido pela Polícia do Exército ao 19º Batalhão de Caçadores, na Paralela. O capitão foi liberado e nada foi registado ao seu desfavor.