Salvador

Contenção de encosta na Avenida Contorno será finalizada em março

vide
Agecom , Salvador | 27/01/2015 às 20:06
Obra está bem adiantada
Foto: Gabriel Lima
Até o final de março, toda a extensão da Avenida Lafayete Coutinho, também chamada Contorno, terá as obras de contenção de encostas totalmente finalizadas. As informações são da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), que em dois anos já concluiu trabalhos semelhantes em 17 localidades de Salvador.

As intervenções em locais cujo risco de deslizamento de terra era iminente tiveram investimentos na casa de R$ 40 milhões. Considerando a topografia acidentada de Salvador, as ações de contenção de encostas demandam grande atenção da Prefeitura. Para a execução deste trabalho são utilizadas diversas técnicas como implantação de solo grampeado, alvenaria de pedra, revestimento vegetal, drenagem e pavimentação completa.   

Contorno - A intervenção da Avenida Contorno teve investimento de R$ 1,6 milhão. No local está sendo implantada uma cortina atirantada de 33 metros, a reconstituição total do sistema de drenagem da Rua Visconde de Mauá, reforço do aterro localizado atrás da cortina e trabalhos de paisagismo.

Dentre as obras de contenção realizadas na gestão ACM Neto, destacam-se a intervenção na Praça da Sé, nas proximidades do Plano Inclinado, ações nas ruas 13 de Maio e Paula Ney, no bairro do Calabar, na Rua Dr. Arlindo Teles, na Santa Mônica, além de serviços realizados com êxito na Cidade Nova, Engenho Velho de Brotas, Sussuarana, Estrada Velha do Aeroporto e na Avenida Luiz Tarquínio, na Cidade Baixa. No momento, cerca de treze obras de contenção de encostas estão em execução na capital baiana.

Em paralelo às obras de contenção, a Prefeitura realiza um trabalho de conscientização da comunidade que vive nas áreas de risco. O objetivo deste trabalho é instruir a população para que evite construir suas residências e prédios comerciais nas encostas da cidade. Outro ponto abordado pelos agentes do município é a necessidade de evitar o acúmulo de lixo nesses locais, bem como alertar aos moradores do risco da realização de escavações irregulares.