VIDE
Agecom , Salvador |
20/01/2015 às 18:06
Equipamento apreendido
Foto: Agecom
Concluída nesta segunda-feira (19), a Operação Silere, realizada por agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo, Policias Civil e Militar, Guarda Municipal e Transalvador culminou na expedição de 21 autos de infração, quatro notificações e na apreensão de 38 equipamentos sonoros. Com o objetivo coibir a poluição sonora nos bairros com maior índice de denúncias, a última operação, feita entre os dias 16 e 19 de janeiro, vistoriou 44 bairros da capital baiana.
Na ocasião, a MS Cowboy Show, localizada em Valéria, recebeu duas multas, uma por emitir índice sonoro de 91, 9 decibéis e outra por não possuir licença para a utilização de som. O estabelecimento teve sua aparelhagem apreendida.
Em Fazenda Coutos, Fazenda Grande do Retiro, Alto de Coutos e São Marcos mais cinco estabelecimentos foram autuados, todos por descumprirem a Lei Municipal 5.354/98, que estabelece os níveis máximos de som e ruído em Salvador a 60 decibéis (dB), entre 22h e 7h, e 70 dB das 7h às 22h.
As demais multas foram direcionadas a infratores proprietários de veículos automotivos, que também descumpriam a legislação municipal. Todos tiveram suas aparelhagens apreendidas. Em 2014, 45% das denuncias referentes à poluição sonora foram relacionadas a veículos particulares.
Outras ações: A Operação PAI, que acontece todos os fins de semana na Cidade Baixa, resultou em três autos de infração a veículos e onze equipamentos apreendidos, no bairro da Ribeira.