Vide
Agecom , Salvador |
01/12/2014 às 22:32
Márcio Vitor e ACM Neto
Foto: Max Haack
O prefeito ACM Neto apresentou hoje (01) à imprensa um balanço da campanha "Pediu pra parar, parou", que tem por objetivo conscientizar pedestres e motoristas para a prática de um trânsito mais seguro, respeitando a faixa. O músico Márcio Vitor, estrela da campanha, participou da coletiva, realizada no Palácio Thomé de Souza. O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, também marcou presença, ao lado de outros secretários, dirigentes de órgãos públicos e vereadores.
Sobre a iniciativa da Prefeitura, o cantor Mário Victor, que não cobrou cachê para participar da campanha, afirmou que a proposta pretende gerar um trânsito mais gentil e que "gentileza é cara da Bahia". “Estou feliz de participar de uma campanha de conscientização. Precisamos ser mais educados ao volante. As pessoas precisam ter consciência que trânsito é vida e exige o respeito mútuo. Por isso que o gesto da campanha é o sinal de legal que fazemos com o polegar, demonstrando justamente essa simpatia que devemos ter”, salientou.
ACM Neto disse que a campanha já conseguiu aumentar o respeito ao uso da faixa de pedestre. Além disso, com a fiscalização da Prefeitura e as campanhas educativas, já existem sinais de redução do número de mortes e acidentes no trânsito em Salvador entre 2014 e 2013. "Ainda estamos compilando dados para apresentar esses números, mas a redução estimada é de 20%. Isso é muito positivo. Até porque o objetivo da Prefeitura não é arrecadar com o trânsito, mas sim educar motoristas e pedestres", afirmou o prefeito.
Fabrizzio Muller, por sua vez, lembrou que, antes do início da campanha "Pedir pra parar, parou", a Transalvador fez a manutenção e recuperação de mais de mil faixas de pedestres na cidade. Estima-se que Salvador possua 2,5 mil faixas. "Estamos utilizando uma tinta mais durável na requalificação desse tipo de sinalização. E fazemos essa operação diariamente, todas as noites, com equipes especializadas nisso".
A campanha continuará a ser veiculada sem previsão de encerramento. O objetivo da Prefeitura é massificar a mensagem de que os motoristas precisam respeitar os pedestres, que são os personagens mais frágeis no ambiente do trânsito. A campanha é veiculada nas TVs, rádios, jornais e nas ruas, inclusive com ações educativas.