É uma boa ideia na falta do que fazer
Agecom , Salvador |
20/11/2014 às 17:20
Com o intuito de promover o lazer, a religiosidade e a cultura na cidade, a Prefeitura do Salvador, através da Secretária Cidade Sustentável (Secis), está trabalhando no projeto de criação de um parque em torno do espaço onde está localizada a Pedra de Xangô, monumento considerado sagrado pelo Candomblé, que fica no bairro de Cajazeiras X. A proposta para criação do parque, de acordo com o gestor da Secis, André Fraga, não alteraria o caráter religioso do monumento. “O objetivo com esse projeto é preservar e realçar a importância da Pedra de Xangô como um espaço de devoção religiosa. Ela seria totalmente protegida por uma estrutura e o seu conceito permaneceria intacto”, explicou.
A nascente e a remanescente de Mata Atlântica no espaço também seriam preservadas. Ainda segundo o secretário, o local já foi assumido pelos moradores da região como uma espécie de parque. “No lugar já existem trilhas e algumas placas colocadas pelos próprios moradores. Portanto, através desse projeto, nós atenderíamos a uma demanda das pessoas que moram na região, além de reforçarmos o conceito religioso da Pedra de Xangô e estimularmos a sua visitação”, conclui.
Como se trata de uma área pertencente ao governo do estado, a Secis está propondo assumir a responsabilidade pela construção do parque. "Seria necessário a liberação da área, que mede 200 mil metros quadrados. Nossa intenção é assumir a responsabilidade pelo espaço, caso o governo do estado aceite a nossa proposta", frisou.