Salvador

CASA DO BENIN será reaberta no inicio de dezembro no Pelourinho

vide
Agecom , Salvador | 18/11/2014 às 12:14
Obras são da Fundação Gregório de Matos
Foto: DIV
A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), segue trabalhando para o desenvolvimento da cultura da Bahia. Visando a entrega da Casa do Benin, espaço importante para a propagação da cultura afro na Bahia, a FGM intensificou as intervenções no local visando a entrega do imóvel, previsto para ser inaugurado no início de dezembro. As foram iniciadas em maio deste ano e estão em processo de finalização a recuperação do reboco, azulejo e piso, além da reabilitação das estruturas de concreto atingidas por oxidação, tabuado de madeira (assoalho), alvenaria aparente, grades e balcões, entre outras melhorias.

A gerente de Arquivo, Biblioteca e Museu da FGM, Lucimara Oliveira, destacou que a importância da obra visa realçar a presença da cultura negra no estado. “Essa ação tem como missão restabelecer a parceria de intercâmbio cultural com o continente africano, através da exposição de obras que dialogam com o nosso passado e enfatizam a ligação da cidade de Salvador com seus irmãos africanos”, avalia. O térreo da Casa do Benin contará com uma exposição permanente com obras catalogadas pelo antropólogo e fotografo francês Pierre Verger. Os outros dois andares do prédio serão dedicados a exposições itinerantes.

História – Instaurada em um Casarão do Centro Histórico, a Casa do Benin, que foi inaugurada em 1988, é resultado de um intercâmbio cultural entre a Bahia e o país africano Benin, de onde veio um grande número de negros que foram escravizados em solo baiano. O espaço fica na Rua Padre Agostinho Gomes, 17 – Pelourinho.