Um dia para recordar os entes queridos sob o olhar da ressurreição. É assim que a Arquidiocese de Salvador celebra o Dia de Finados e realiza, entre 27 de outubro e 1ºde novembro, a Semana de Evangelização, no Cemitério Campo Santo (Federação), com o objetivo de possibilitar um contato maior entre os padres e os familiares de pessoas já falecidas. É importante lembrar que, durante esta semana, em horários diversos, inúmeros grupos e movimentos visitarão o cemitério para momentos de oração e evangelização.
No dia 27 de outubro será refletido o tema “Os que nele confiam e perseveram no amor ficarão junto dele...” (Sb 3, 9). Às 7h30 haverá Celebração da Palavra com a família Campo Santo (café com a comunidade, direção, funcionários e prestadores de serviços do cemitério); às 9h e 15h os fiéis recitam o Ofício das Almas.
Já no dia 28 será celebrada a Missa Devocional a Santo Antônio, às 7h30, em memória dos mortos esquecidos e abandonados. O tema meditado será “A Graça e a Misericórdia são para os eleitos” (Sb 3, 9). Às 9h terá início o projeto Arte Cemiterial, com a palestra “O olhar do artista sobre a morte”, proferida pela museóloga da Santa Casa de Misericórdia e responsável pela visita ao Circuito Cultural do Campo Santo, Jane Palma. Uma Missa em memória dos arcebispos, bispos, padres, diáconos e seminaristas falecidos será celebrada às 15h.
O tema “O Cristão vê a morte como um caminhar ao encontro de Jesus e entrada na vida eterna” (Cat. 1020), será refletido por familiares e amigos de pessoas falecidas no dia 29 de outubro. A Missa Devocional a São José por uma “boa morte” (pelas famílias em luto) terá início às 7h30, celebrada pelo capelão do Campo Santo, padre Lázaro Muniz. Às 8h30 os fiéis se reúnem para a devoção da Sagrada Face e às 14h30 para a oração dos Salmos com os Institutos de Vida Consagrada. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite preside a Missa pelos religiosos, leigas e leigos consagrados falecidos, às 15h.
No dia 30 o tema será “Senhor, não nos lamentamos porque o tiraste, mas agradecemos-te porque no-lo deste” (Santo Ambrósio). Às 7h30 haverá Missa com as Comunidades Novas, em memória dos que morreram prematuramente e/ou por morte violenta. Das 9h às 13h acontecerá a adoração ao Santíssimo Sacramento, com confissões.
A Missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus será celebrada no dia 31, às 7h30. A partir das 9h acontecerá a Via Sacra e o Terço Da Misericórdia. Na ocasião o tema refletido será “Coração de Jesus, esperança dos que morrem em Vós, nossa vida e ressurreição”.
No dia dedicado a Todos os Santos, 1º de novembro, a Missa Solene será na Catedral Basílica (Terreiro de Jesus), às 9h, com a participação das paróquias, movimentos e irmandades, seguida de procissão pelas ruas do Centro Histórico.
Dia de Finados – No cemitério do Campo Santo, no dia 2 de novembro, haverá Missas às 6h30, 7h30, 13h e 14h. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, presidirá a Missa das 9h. A partir das 11h acontecerá a Oração Inter-religiosa. Às 16h o bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva preside mais uma Celebração Eucarística.
Já o bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho preside a Missa no cemitério Jardim da Saudade, às 9h30. As pessoas que estiverem no cemitério Quintas dos Lázaros poderão participar da Missa às 11h, presidida por Dom Gilson.