Salvador

SÃO DESIDÉRIO: Nossa Senhora Aparecida é celebrada com missa festiva

vide
Ascom SD , São Desidério | 21/09/2014 às 12:01
Nossa Senhora Aparecida é tv padroeira de São Desidério
Foto: BJÁ
Centenas de fiéis e devotos participaram da missa de louvores a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil e do município. Apresentações e fogos de artifício marcaram o ato religioso que foi concluído com a escolha de juízes – pessoas responsáveis pela organização do festejo no próximo ano, e da procissão pelas principais ruas da cidade.

A liturgia foi conduzida pelo bispo Dom Josafá Menezes, que destacou o amor de Jesus, em dividir sua mãe com toda a humanidade, e as virtudes de Maria, entre todas as mulheres do mundo, a escolhida de Deus. “Peçamos a Nossa Senhora, nossa mãe divina que nos dê proteção e que nos dê alento, forças e coragem para enfrentar as barreiras da vida, que proteja nossa cidade, seu povo e esta linda festa, que está sendo realizada”, falou.

O prefeito municipal, Demir Barbosa, acompanhado do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Nerito Carvalho, e do presidente da câmara legislativa, Manoel Bega participaram da missa. “Os festejos em homenagem à Nossa Senhora Aparecida são tradições em nosso município, fazem parte do calendário cultural e são muito importante para manter e revigorar a fé e crença em Deus, pois com esta tradição anual, celebramos Nossa Senhora, e também o amor, a paz, e a esperança em Cristo e dias melhores”, disse o prefeito.

História - Celebrada em data diferente da oficial comemorada em todo o país – dia 12 de outubro – em São Desidério a comemoração a Nossa Senhora Aparecida no dia 19 de setembro se deve á questões históricas. Contam os mais antigos, que em meados do século XX apenas um padre, conhecido como Padre Armindo atendia às diversas localidades da região. Para contornar as distâncias e chegar aos vilarejos ele andava meses montado no lombo de animais. Assim, as missas eram realizadas apenas uma vez ao ano em cada localidade. Em São Desidério costumeiramente aconteciam dias 19 de setembro em homenagem a padroeira Nossa Senhora Aparecida e no dia 20, a missa do Divino Espírito Santo, oportunidade em que se realizava também os  batizados e casamentos