Política

BANCADA DA OPOSIÇÃO NA CMS DIZ QUE ESTÁ UNIDA EM DEFESA DOS SERVIDORES

Foi aberta nesta terça-feira (27), no Hotel Wish Bahia, em Salvador, a primeira edição do seminário internacional “Governança e redes integradas de atenção à saúde em países federativos
MB ,  Salvador | 27/05/2025 às 19:34
Bancada da Oposição na CMS
Foto: Victor Queiros
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A líder da bancada da oposição na Câmara de Salvador, Aladilce Souza (PCdoB), fez questão de deixar claro, em manifestação dos servidores municipais na Rua Chile, na tarde desta terça-feira (27), a unidade dos 10 vereadores e vereadoras em apoio à luta da categoria. Ao lado de Sílvio Humberto (PSB) e Hamilton Assis (PSOL), ela anunciou a decisão do colegiado de ser contra todo pedido de tramitação em caráter de urgência para projetos que envolvam reajuste salarial.

   2. "A culpa de tudo que aconteceu na Câmara naquela sessão (dia 22) foi do prefeito, que suspendeu o diálogo, a negociação com a categoria, e queria que a gente dissesse amém à proposta que não atendia aos interesses dos trabalhadores. E ainda teve a presença de pessoas infiltrados para provocar e agredir, como se fossem do movimento", reagiu Aladilce.

   3. A bancada de oposição se solidariza com o movimento dos servidores e se coloca à disposição para a construção de pontes com o Executivo para retomada do diálogo.
                                                                     *****
  4. Foi aberta nesta terça-feira (27), no Hotel Wish Bahia, em Salvador, a primeira edição do seminário internacional “Governança e redes integradas de atenção à saúde em países federativos e descentralizados: experiências, trajetórias e lições para as políticas de saúde”.

   5. Realizado até a sexta-feira (30), o evento é promovido pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com participação do Ministério da Saúde do Brasil e entidades representativas do controle social e da gestão do SUS.

   6. O encontro reúne representantes de 12 países, entre pesquisadores, gestores e integrantes da sociedade civil, com o objetivo de trocar experiências sobre modelos de governança multinível e debater os desafios da organização dos sistemas de saúde, identificando facilitadores e obstáculos para a garantia do acesso universal à saúde.

   7. Durante a mesa de abertura, o diretor do ISC/UFBA, Luís Eugênio de Souza, citou os avanços na descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, a partir da municipalização, e destacou a importância do intercâmbio de experiências de várias partes do mundo para aprofundar as discussões em torno da implantação de um sistema forte de governança regional.

   8. “São mais de 5.500 municípios com sistemas municipais de saúde bastante atuantes, que garantem uma alta cobertura vacinal da população, garantem atenção às urgências e aos cuidados básicos. São avanços significativos, mas nós vivemos hoje ainda uma insuficiência no nosso sistema de saúde, seja na qualidade, na cobertura dos serviços especializados e, sobretudo, na integração dos serviços de saúde”, pontuou o diretor do ISC/UFBA, apontando as redes regionalizadas como estratégia para superar limites e desafios na universalização da saúde.

   9. O representante da OPAS no Brasil, Cristian Morales, por sua vez, classificou como “simbólico” o fato da Bahia sediar a primeira edição do seminário. “É especial que esse seminário aconteça aqui, lembrando um pouco da história de como esse estado tem enfrentado os desafios do SUS. 

   10. Do pouco que conheço do Brasil, foi aqui que tudo começou, em 1.500. E em 1.549 foi fundada a cidade de Salvador, então é ainda mais simbólico começar essa reflexão sobre como melhorar as grandes conquistas do SUS, mas que ainda precisam de uma melhor sintonia com as necessidades da população agora em 2025 e nos próximos anos”, pontuou.

   11. Também integrante da mesa, o subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, reconheceu a complexidade para se alcançar o acesso, a equidade e a integralidade da saúde em um país de dimensões continentais como o Brasil, mas destacou os avanços da Bahia em relação ao tema da regionalização.

   12. “Apesar dos inúmeros desafios, a Bahia tem avançado significativamente no processo de regionalização da saúde. Conseguimos implantar policlínicas regionais em todas as regiões de saúde e estamos muito próximos de garantir que cada sede regional conte com um hospital de referência. 

  13. No que diz respeito ao SAMU, já alcançamos a cobertura legal em todo o estado, e seguimos trabalhando para consolidar, na prática, um atendimento efetivo a toda a população baiana”, declarou o subsecretário da Sesab.

  14. Participaram da mesa de abertura ainda a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, Aline de Oliveira Costa; o secretário de Saúde da Paraíba e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde da Região Nordeste, representando o Conass, Arimatheus Reis; o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES), Marcos Gêmeos; e secretária de Saúde de Mairi, diretora do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA), Silvia Carneiro.

   15. Após a mesa de abertura, o seminário reuniu especialistas de três países para debater o tema “Federalismo e Governança na América do Norte”.

   16. Representante do México, Anahely Medrano Buenrostro, do Centro de Investigación en Ciencias de Información Geoespacial, apresentou o contexto nacional, traçou um panorama do sistema de saúde mexicano e apontou os principais desafios, a exemplo da desigualdade social e regional, que reflete no acesso à saúde e, consequentemente, na expectativa de vida.

  17. Buenrostro classificou como positivo o fato do México estabelecer na Constituição o acesso à saúde de forma gratuita e universal, mas apontou como desafio “colocar em prática” o que prevê a legislação. “É preciso um enorme investimento para reduzir as brechas de desigualdade de investimento e de acesso”, pontuou.

  18. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promoverá um treinamento gratuito de pilotagem segura para motociclistas nesta quarta (28) e quinta-feira (29). Serão duas turmas, uma por dia, cada uma com 20 vagas.

   19. Os encontros acontecerão das 8h30 às 11h30 no novo estacionamento do Barradão, em Canabrava. As inscrições podem ser feitas no site da Transalvador (http://transalvador.salvador.ba.gov.br). Cada motociclista inscrito ganhará um capacete.

   20. Para participar, os motociclistas deverão ir para o treinamento com a própria moto, usando capacete e calçado fechado, e levando a habilitação e a documentação da motocicleta. O curso será ministrado por agentes de trânsito da capital baiana.

   21. Na oportunidade, os condutores poderão aprender, na prática, como usar a moto de maneira responsável e conforme as normas de trânsito. A atividade faz parte da programação do Maio Amarelo na capital baiana – movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.
As inscrições para a próxima edição da Blue Run Salvador – Corrida da Prevenção, confirmada para 2 de novembro, foram abertas hoje (27). 

   22. Nesta data, logo mais às 19h, na Casa MD, no bairro de Ondina, haverá um evento de lançamento para convidados - imprensa, influencers, patrocinadores e diretores das assessorias esportivas da capital e interior. Na oportunidade, os organizadores vão apresentar as novidades das edição 2025, além de um vídeo com mensagens de conscientização e incentivo

  23. Com percursos de 10 km, 5 km e caminhada, a Blue Run Salvador mantém o compromisso com a inclusão, o bem-estar e o incentivo ao autocuidado por meio da prática esportiva. A expectativa é reunir mais de mil pessoas, entre atletas, amadores e apoiadores da causa. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Cirurgia Robótica (IBCR), a corrida reforça seu papel como um dos principais eventos de conscientização sobre a saúde masculina no país, desta vez, em um novo período do ano, ampliando seu alcance e impacto. 

   24. O urologista Nilo Jorge Leão, coordenador do IBCR, destaca que “este ano, a Blue Run Salvador será realizada à noite, para oferecer aos participantes uma experiência única em um dos cartões-postais da nossa cidade, o Jardim de Alah. Queremos continuar promovendo a prevenção e a informação de forma leve, acessível e inspiradora”, destaca o médico. 

  25. A edição 2025 dá continuidade à transformação iniciada em 2024, quando o evento, anteriormente conhecido como Corrida pela Saúde do Homem, ganhou nova identidade e força com o engajamento direto do IBCR, Nilo Jorge Leão, Kiolo Photo e da RG+. Este ano, a marca Moura Dubeux também patrocina o evento. As inscrições estão disponíveis no site www.ticketsports.com.br.